Devir-Pele

performances que rasuram currículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1882

Palavras-chave:

Currículo., Performance., Devir., Criação.

Resumo

Este artigo pensa a performance no campo da educação como invenção de um currículo cujas criações fazem surgir uma nova pele e se constituem como efeitos das insurreições que desfazem versões oficiais. Discute a possibilidade de trazer a criação como pele, forjando existências fugidias e provisórias, e problematiza performances cotidianas como processos marcados pela infinitude imanente à vida, com o intuito de ventilar o pensar sobre currículos nos cotidianos. Explora criações e movimentos que rasuram o currículo de uma escola pública pela performance como pele criada, como lugar de desdobramento e criação. Os movimentos desta pesquisa cartográfica evidenciam nascedouros e movimentos criantes de uma escola pública de Ensino Médio de Serra, na Grande Vitória. As performances cotidianas se fazem quando seus movimentos desafiam a representação imposta à educação por vias políticas estranguladoras e ressalta a força política da escola pública na criação de performances que se inventam em diversos contextos, potencializando a criação como forma de resistir coletivamente.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Justiniano, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutorado em Educação. Professora na Universidade Federal do Sul da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos.

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação. Professor aposentado na Universidade Federal do Espírito Santo e professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista de Produtividade de Pesquisa 1-D do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Justiniano, A. C., & Ferraço, C. E. (2023). Devir-Pele: performances que rasuram currículos. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1882

Edição

Seção

Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas