Devir-Pele

performances que rasuram currículos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1882

Parole chiave:

Currículo., Performance., Devir., Criação.

Abstract

Este artigo pensa a performance no campo da educação como invenção de um currículo cujas criações fazem surgir uma nova pele e se constituem como efeitos das insurreições que desfazem versões oficiais. Discute a possibilidade de trazer a criação como pele, forjando existências fugidias e provisórias, e problematiza performances cotidianas como processos marcados pela infinitude imanente à vida, com o intuito de ventilar o pensar sobre currículos nos cotidianos. Explora criações e movimentos que rasuram o currículo de uma escola pública pela performance como pele criada, como lugar de desdobramento e criação. Os movimentos desta pesquisa cartográfica evidenciam nascedouros e movimentos criantes de uma escola pública de Ensino Médio de Serra, na Grande Vitória. As performances cotidianas se fazem quando seus movimentos desafiam a representação imposta à educação por vias políticas estranguladoras e ressalta a força política da escola pública na criação de performances que se inventam em diversos contextos, potencializando a criação como forma de resistir coletivamente.

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Biografie autore

Ana Carolina Justiniano, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutorado em Educação. Professora na Universidade Federal do Sul da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos.

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação. Professor aposentado na Universidade Federal do Espírito Santo e professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista de Produtividade de Pesquisa 1-D do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos.

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Pubblicato

2023-12-27

Come citare

Justiniano, A. C., & Ferraço, C. E. (2023). Devir-Pele: performances que rasuram currículos. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1882

Fascicolo

Sezione

Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas