Devir-Pele

Auteurs-es

DOI :

Mots-clés :

Currículo., Performance., Devir., Criação.

Résumé

Este artigo pensa a performance no campo da educação como invenção de um currículo cujas criações fazem surgir uma nova pele e se constituem como efeitos das insurreições que desfazem versões oficiais. Discute a possibilidade de trazer a criação como pele, forjando existências fugidias e provisórias, e problematiza performances cotidianas como processos marcados pela infinitude imanente à vida, com o intuito de ventilar o pensar sobre currículos nos cotidianos. Explora criações e movimentos que rasuram o currículo de uma escola pública pela performance como pele criada, como lugar de desdobramento e criação. Os movimentos desta pesquisa cartográfica evidenciam nascedouros e movimentos criantes de uma escola pública de Ensino Médio de Serra, na Grande Vitória. As performances cotidianas se fazem quando seus movimentos desafiam a representação imposta à educação por vias políticas estranguladoras e ressalta a força política da escola pública na criação de performances que se inventam em diversos contextos, potencializando a criação como forma de resistir coletivamente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Carolina Justiniano, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutorado em Educação. Professora na Universidade Federal do Sul da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos.

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação. Professor aposentado na Universidade Federal do Espírito Santo e professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista de Produtividade de Pesquisa 1-D do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos.

Références

CARVALHO, Janete M. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Brasília, DF: CNPq, 2009.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva; Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

DELEUZE, Gilles. Qu'est-ce que l’acte de création ?. Conférence à la FEMIS, 17 mar. 1987.

DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida... Educação e Realidade, v. 27, n. 2, p. 10-18, jul./dez. 2002.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2 ed. Trad.: Antônio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2009.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 2 ed. Rio de Janeiro: 34, 2010.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2012a. v. 3.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2012b. v. 4.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2012c v. 5.

DELEUZE, Gilles & PARNET. Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2004.

MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina e outros poemas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2007.

PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios sobre biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-27

Comment citer