A implementação do Novo Ensino Médio nos estados

das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem

Autores

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Reforma do Ensino Médio

Resumo

O primeiro semestre de 2022 marca o início da implementação do Novo Ensino Médio - NEM (instituído pela Lei n. 13.415/2017) na maior parte dos estados brasileiros. Em diversas redes de ensino, estudantes do ensino médio começam a experimentar os efeitos perversos da reforma, tratados nos 11 artigos que compõem este novo dossiê de Retratos da Escola – A implementação do Novo Ensino Médio nos estados. Os estudos indicam elementos comuns nos diferentes estados da federação: o primeiro é
a limitação da participação de sujeitos e comunidades escolares na elaboração dos conteúdos do NEM; o segundo é a presença do número considerável de atores privados, especialmente de fundações e institutos empresariais, em todas as etapas da implementação do NEM; o terceiro elemento comum é o efeito indutor de desigualdades do NEM, como já previsto por inúmeros/as especialistas em educação, desde a edição da MP 746/2016.

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Biografia do Autor

Fernando Cássio, Universidade Federal do ABC

Doutor em Química e professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC.

Débora Cristina Goulart, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências Sociais e professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Cássio, F., & Goulart, D. C. (2022). A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Retratos Da Escola, 16(35), 285–293. Recuperado de https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1620

Edição

Seção

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: