Foco e Escopo

Retratos da Escola é um periódico científico quadrimestral da Escola de Formação (ESFORCE), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Criada em 2007, tem como objetivo examinar a educação básica e o protagonismo da ação pedagógica no âmbito da profissionalização dos trabalhadores em educação, divulgando e disseminando o conhecimento produzido, e estimulando inovações no setor. Sua base de existência e consolidação dirige-se a repensar a educação básica nacional, tendo sempre em vista dimensões como gratuidade, laicidade, qualidade e democratização da educação, por isso, sua linha editorial acolhe, sobretudo, temas que permitam o debate, sobretudo, de áreas como: a formação profissional; o trabalho educativo, suas condições e práticas; e a organização escolar e dos sistemas educacionais.

Além do Dossiê, carro-chefe da revista, destinado a tratar de questões relevantes ou emergentes no debate educacional nacional, outras seções compõem a publicação, tal como Espaço Aberto, Entrevistas, Documentos, Relato de Experiência e Resenhas.

Os artigos encaminhados devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico. São aceitos para publicação textos em português e espanhol. Trabalhos submetidos em outros idiomas são traduzidos para o português, sendo o artigo original disponibilizado on-line.

Retratos da Escola não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC). E seu acesso (atualmente apenas on-line) é aberto e gratuito.