Ensinar e aprender a ler

experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1596

Palavras-chave:

Alfabetização, Cotidiano, Ensino-Aprendizagem, Discurso

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar os modos de aprender e ensinar a ler e escrever na classe de alfabetização em uma escola estadual no Rio de Janeiro. Através da observação participante, aspectos da prática pedagógica desenvolvida pela professora são evidenciados a partir de três estudantes que interagem, manifestam-se e reagem à aprendizagem da leitura e da escrita. A professora é reconhecida como uma alfabetizadora bem-sucedida, sendo que a relevância metodológica de sua ação é ressaltada no estudo a partir da compreensão de como o processo de aprendizado da leitura na alfabetização pode ser concebido em uma perspectiva discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Castro, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação . Professora na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e na Prefeitura Municipal de Niterói.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

CASTRO, Tatiana. Diário de campo. Rio de Janeiro, 2012.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem escrita e alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.

FRADE, Isabel. Alfabetização hoje: onde estão os métodos. Presença pedagógica, v. 9, n. 50, p. 17-29, 2003.

FREIRE, Paulo. A alfabetização como elemento de formação da cidadania. Série Eventos. São Paulo: Cortez, 1987.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Ronaldo. Alfabetização: leituras do mundo, leituras da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

GERALDI, João Wanderley et al. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 11-28.

GOULART, Cecilia Maria Aldigueri. Alfabetização, discurso científico e argumentação. In: LEITÃO, Selma & DAMIANOVIC, Maria Cristina. Argumentação na escola: o conhecimento em construção. Campinas: Pontes, 2011. p. 129-151.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor; aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. São Paulo: Artes Médicas, 1989.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2011.

VIANNA, Heraldo Marelim. Observação na escola. In: VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano, 2003. p. 73-103.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Castro, T. (2022). Ensinar e aprender a ler: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro. Retratos Da Escola, 16(36), 1133–1149. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1596

Edição

Seção

Relato de Experiência