Ensinar e aprender a ler

experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1596

Mots-clés :

Alfabetização, Cotidiano, Ensino-Aprendizagem, Discurso

Résumé

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar os modos de aprender e ensinar a ler e escrever na classe de alfabetização em uma escola estadual no Rio de Janeiro. Através da observação participante, aspectos da prática pedagógica desenvolvida pela professora são evidenciados a partir de três estudantes que interagem, manifestam-se e reagem à aprendizagem da leitura e da escrita. A professora é reconhecida como uma alfabetizadora bem-sucedida, sendo que a relevância metodológica de sua ação é ressaltada no estudo a partir da compreensão de como o processo de aprendizado da leitura na alfabetização pode ser concebido em uma perspectiva discursiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Tatiana Castro, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação . Professora na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e na Prefeitura Municipal de Niterói.

Références

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

CASTRO, Tatiana. Diário de campo. Rio de Janeiro, 2012.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem escrita e alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.

FRADE, Isabel. Alfabetização hoje: onde estão os métodos. Presença pedagógica, v. 9, n. 50, p. 17-29, 2003.

FREIRE, Paulo. A alfabetização como elemento de formação da cidadania. Série Eventos. São Paulo: Cortez, 1987.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Ronaldo. Alfabetização: leituras do mundo, leituras da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

GERALDI, João Wanderley et al. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 11-28.

GOULART, Cecilia Maria Aldigueri. Alfabetização, discurso científico e argumentação. In: LEITÃO, Selma & DAMIANOVIC, Maria Cristina. Argumentação na escola: o conhecimento em construção. Campinas: Pontes, 2011. p. 129-151.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor; aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. São Paulo: Artes Médicas, 1989.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2011.

VIANNA, Heraldo Marelim. Observação na escola. In: VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano, 2003. p. 73-103.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-22

Comment citer

Castro, T. (2022). Ensinar e aprender a ler: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro. Retratos Da Escola, 16(36), 1133–1149. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1596

Numéro

Rubrique

Relato de Experiência