Sistema Nacional de Educação como política de Estado

efeitos sobre o financiamento da educação básica

Autori

  • Maria Helena Augusto Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2103

Parole chiave:

Sistema Nacional de Educação., Financiamento da Educação Básica., Regimes de Cooperação., Custo Aluno Qualidade.

Abstract

O Brasil é constituído pelos entes federados União, estados, municípios e o Distrito Federal, que possuem autonomia e competências próprias, devendo atuar de forma cooperativa e em regime de colaboração, segundo a Constituição Federal de 1988. Estudos já foram realizados e artigos escritos sobre o Sistema Nacional de Educação – SNE, que o definem como um foro encarregado de reger as atuações dos sistemas de educação dos entes federados. O estudo da legislação demonstra que o SNE existe de fato, por estar definido na Constituição Federal, mas ainda não está institucionalizado, portanto, não existe de direito. Neste artigo pretende-se analisar de que forma o SNE, como política de Estado, poderia contribuir para redução das desigualdades educacionais no país, mais justiça social e melhoria do financiamento da educação básica, segundo o Custo Aluno Qualidade – CAQ.

 

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Biografia autore

Maria Helena Augusto, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Pubblicato

2024-09-05

Come citare

Augusto, M. H. (2024). Sistema Nacional de Educação como política de Estado: efeitos sobre o financiamento da educação básica. Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2103

Fascicolo

Sezione

O novo Plano Nacional de Educação 2024/2034: tensões e resistências