Gestão democrática e seleção de diretores/as

disputas da Meta 19 do Plano Nacional de Educação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2115

Mots-clés :

Plano Nacional de Educação, Gestão democrática, Educação básica

Résumé

Este artigo enfoca a gestão democrática do ensino público brasileiro à luz do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, especificamente a Meta 19 e suas formas de implementação legal, tomando como base os resultados do último relatório de monitoramento do PNE. A análise, de natureza qualitativa e documental, se aprofunda nos oito estados em que o cumprimento da Meta 19 foi menor que 1%, resultado do retrocesso nas políticas educacionais entre 2016 e 2022, apontando tensões e desafios para o próximo PNE. A Conferência Nacional de Educação – Conae 2024 e o PNE 2024-2034 produziram novas perspectivas, trazendo para o debate conquistas e desafios delineados no Documento Final da Conae, sobre o qual refletimos, buscando contribuir para o aprimoramento das políticas públicas que fortalecem a gestão democrática da educação brasileira.

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Eduardo Gomes Neto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lucília Augusta Lino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

** Doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publié-e

2024-09-05

Comment citer

Gomes Neto, E., & Lino, L. A. (2024). Gestão democrática e seleção de diretores/as: disputas da Meta 19 do Plano Nacional de Educação. Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2115

Numéro

Rubrique

O novo Plano Nacional de Educação 2024/2034: tensões e resistências