Gestão democrática e seleção de diretores/as

disputas da Meta 19 do Plano Nacional de Educação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2115

Parole chiave:

Plano Nacional de Educação, Gestão democrática, Educação básica

Abstract

Este artigo enfoca a gestão democrática do ensino público brasileiro à luz do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, especificamente a Meta 19 e suas formas de implementação legal, tomando como base os resultados do último relatório de monitoramento do PNE. A análise, de natureza qualitativa e documental, se aprofunda nos oito estados em que o cumprimento da Meta 19 foi menor que 1%, resultado do retrocesso nas políticas educacionais entre 2016 e 2022, apontando tensões e desafios para o próximo PNE. A Conferência Nacional de Educação – Conae 2024 e o PNE 2024-2034 produziram novas perspectivas, trazendo para o debate conquistas e desafios delineados no Documento Final da Conae, sobre o qual refletimos, buscando contribuir para o aprimoramento das políticas públicas que fortalecem a gestão democrática da educação brasileira.

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Biografie autore

Eduardo Gomes Neto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lucília Augusta Lino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

** Doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Pubblicato

2024-09-05

Come citare

Gomes Neto, E., & Lino, L. A. (2024). Gestão democrática e seleção de diretores/as: disputas da Meta 19 do Plano Nacional de Educação. Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2115

Fascicolo

Sezione

O novo Plano Nacional de Educação 2024/2034: tensões e resistências