‘Novo’ Ensino Médio?

Customização neoliberal da formação integral

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1469

Mots-clés :

Ensino Médio. Formação Integral. Tempo Integral. Reforma

Résumé

Este texto objetiva discutir o sentido da formação integral proposta pelo chamado ‘Novo’ Ensino Médio, segundo a Lei 13.415/2017. A partir da discussão bibliográfica, da análise de legislação e documentos orientadores da reforma do ensino médio, apresenta-se o percurso dessa reforma, sua concepção de formação integral e ampliação do tempo escolar; analisam-se diferentes perspectivas para a formação integral já desenvolvidas no Brasil, em comparação com a proposição da atual reforma, que entendemos estar fundamentada em intentos privatistas e de mercado opostos às concepções educacionais emancipadoras. Concluímos que a formação integral precisa viabilizar o desenvolvimento do ser humano em suas múltiplas dimensões – física, intelectual, social e emocional, superando a formação fragmentada e a preparação dos/das educandos/as para o trabalho operacional.

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Bibliographies de l'auteur-e

Sandra Regina Oliveira Garcia, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação e professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Observatório do Ensino Médio UEL, membro da Rede EMpesquisa Nacional e coordenadora do Grupo EMpesquisa.

Eliane Cleide da Silva Czernisz, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação e professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Observatório do Ensino Médio UEL, membro da Rede EMpesquisa Nacional e coordenadora do Grupo EMpesquisa.

Camila Aparecida Pio, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação, professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina e professora da rede municipal de Londrina. Membro da Rede EMpesquisa Nacional e do Grupo EMpesquisa

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Publié-e

2022-06-04

Comment citer

Garcia, S. R. O., Czernisz, E. C. da S. ., & Pio, C. A. (2022). ‘Novo’ Ensino Médio? Customização neoliberal da formação integral. Retratos Da Escola, 16(34), 23–38. https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1469

Numéro

Rubrique

O que esperar do novo ensino médio?