Ensinar e aprender a ler
experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1596Palavras-chave:
Alfabetização, Cotidiano, Ensino-Aprendizagem, DiscursoResumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar os modos de aprender e ensinar a ler e escrever na classe de alfabetização em uma escola estadual no Rio de Janeiro. Através da observação participante, aspectos da prática pedagógica desenvolvida pela professora são evidenciados a partir de três estudantes que interagem, manifestam-se e reagem à aprendizagem da leitura e da escrita. A professora é reconhecida como uma alfabetizadora bem-sucedida, sendo que a relevância metodológica de sua ação é ressaltada no estudo a partir da compreensão de como o processo de aprendizado da leitura na alfabetização pode ser concebido em uma perspectiva discursiva.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
CASTRO, Tatiana. Diário de campo. Rio de Janeiro, 2012.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem escrita e alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.
FRADE, Isabel. Alfabetização hoje: onde estão os métodos. Presença pedagógica, v. 9, n. 50, p. 17-29, 2003.
FREIRE, Paulo. A alfabetização como elemento de formação da cidadania. Série Eventos. São Paulo: Cortez, 1987.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Ronaldo. Alfabetização: leituras do mundo, leituras da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
GERALDI, João Wanderley et al. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 11-28.
GOULART, Cecilia Maria Aldigueri. Alfabetização, discurso científico e argumentação. In: LEITÃO, Selma & DAMIANOVIC, Maria Cristina. Argumentação na escola: o conhecimento em construção. Campinas: Pontes, 2011. p. 129-151.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor; aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. São Paulo: Artes Médicas, 1989.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2011.
VIANNA, Heraldo Marelim. Observação na escola. In: VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano, 2003. p. 73-103.