Discussão sobre gênero nas escolas: ações e resistências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1083

Palavras-chave:

Gênero. Documentos oficiais. Práticas escolares.

Resumo

As discussões relacionadas a gênero devem ser frequentes nas práticas escolares, sobretudo pelo fato de a escola contribuir na formação de seus/suas alunos/as por um longo período de tempo. O presente manuscrito tem como objetivo geral traçar um panorama sobre as questões de gênero em alguns documentos oficiais brasileiros e apresentar propostas de práticas escolares envolvendo o tema. Utilizamos de pesquisas bibliográficas e documentais, de caráter exploratório e qualitativo. É possível concluir que há, ainda, um pânico moral que perpetua nos espaços escolares, para se trabalhar com esta temática, apesar de ter materiais, científicos, suficientes para atuar nas instituições.

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Biografia do Autor

Eliane Rose Maio, Professora da Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Mestra em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá.

Vínculo: Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciado em Pedagogia e Mestre em Educação pela UEM.

Reginaldo Peixoto, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie. Licenciado em Letras; Arte e Educação; Pedagogia e Mestre em Educação pela UEM.

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Publicado

2020-07-29

Como Citar

Maio, E. R., Oliveira, M. de, & Peixoto, R. (2020). Discussão sobre gênero nas escolas: ações e resistências. Retratos Da Escola, 14(28), 57–74. https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1083

Edição

Seção

A batalha em torno do gênero: a Educação Básica contra ataca