Seleção de diretores de escolas públicas e avaliação do desempenho do candidato

Autores

  • Daniela Patti do Amaral Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.836

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação. Gestão Democrática. Gestor escolar. Desempenho.

Resumo

O trabalho aborda os requisitos na legislação de oito municípios do estado do Rio de Janeiro sobre a avaliação de desempenho dos candidatos à direção de escolas públicas. Plano de gestão, cursos e currículo são os requisitos nos documentos analisados. A avaliação de desempenho dos candidatos é regulamentada conforme o momento político de cada ente federado e sinaliza as infidelidades normativas e a forma elástica como se apropriam da legislação nacional, estabelecendo um cenário multifacetado sobre os sentidos atribuídos à gestão democrática e ao perfil do diretor desejado.

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Biografia do Autor

Daniela Patti do Amaral, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutra em Educação pela UFRJ (2008) com Pós Doutorado em Adminsitração Pública pela EBAPE/FGV/RJ (2011). Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ - PPGE

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Publicado

2018-08-08

Como Citar

do Amaral, D. P. (2018). Seleção de diretores de escolas públicas e avaliação do desempenho do candidato. Retratos Da Escola, 12(22), 43–55. https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.836

Edição

Seção

Espaço Aberto