Seleção de diretores de escolas públicas e avaliação do desempenho do candidato

Auteurs-es

  • Daniela Patti do Amaral Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.836

Mots-clés :

Plano Nacional de Educação. Gestão Democrática. Gestor escolar. Desempenho.

Résumé

O trabalho aborda os requisitos na legislação de oito municípios do estado do Rio de Janeiro sobre a avaliação de desempenho dos candidatos à direção de escolas públicas. Plano de gestão, cursos e currículo são os requisitos nos documentos analisados. A avaliação de desempenho dos candidatos é regulamentada conforme o momento político de cada ente federado e sinaliza as infidelidades normativas e a forma elástica como se apropriam da legislação nacional, estabelecendo um cenário multifacetado sobre os sentidos atribuídos à gestão democrática e ao perfil do diretor desejado.

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Biographie de l'auteur-e

Daniela Patti do Amaral, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutra em Educação pela UFRJ (2008) com Pós Doutorado em Adminsitração Pública pela EBAPE/FGV/RJ (2011). Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ - PPGE

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Publié-e

2018-08-08

Comment citer

do Amaral, D. P. (2018). Seleção de diretores de escolas públicas e avaliação do desempenho do candidato. Retratos Da Escola, 12(22), 43–55. https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.836

Numéro

Rubrique

Espaço Aberto