A educação científica CTS no contexto do ensino integrado

Autores

  • Fábio Ramos da Silva Instituto Federal do Paraná, campus de Foz do Iguaçu
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.788

Palavras-chave:

Ensino integrado. Ensino de ciências. CTS.

Resumo

O trabalho apresenta uma discussão teórica sobre a pertinência da educação científica na vertente CTS no contexto do ensino médio integrado. Baseia-se no compartilhamento de algumas características comuns, relacionadas a três dimensões: crítica às visões educacionais reducionistas, busca da emancipação humana e apelo à interdisciplinaridade, pontos de aproximação buscados em trabalhos da literatura. Argumenta-se, enfim, que a educação científica CTS pode colaborar para a efetivação do ensino integrado.

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Biografia do Autor

Fábio Ramos da Silva, Instituto Federal do Paraná, campus de Foz do Iguaçu

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em ensino de ciências e educação matemática pela Universidade Estadual de Londrina e Doutorando em ensino de ciência e tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2018-08-08

Como Citar

da Silva, F. R., & Neves, M. C. D. (2018). A educação científica CTS no contexto do ensino integrado. Retratos Da Escola, 12(22), 101–114. https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.788

Edição

Seção

Espaço Aberto