O Novo’ Ensino Médio

embuste de uma reforma participativa em Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1487

Palavras-chave:

Reforma. Ensino médio. Goiás. Diretrizes Curriculares. Participação

Resumo

O artigo objetiva desvelar a materialização da reforma do ensino médio na rede estadual de Goiás iniciada em 2017, a partir de documentos como as diferentes versões das diretrizes curriculares do estado e as matérias publicadas no site oficial da Secretaria de Estado de Educação — Seduc, que indicam a atuação dos governos do estado e seus movimentos. Em Goiás, a reforma desencadeada pela Lei nº 13.415/2017 tem sido apresentada como um movimento participativo e que atende às demandas dos/das jovens estudantes, mas a análise documental desvela um processo centralizado e alinhado com a perspectiva do atual governo, em parceria com institutos privados e foco na formação técnica profissional. Concluímos o presente texto afirmando que a reforma do ensino médio de Goiás já nasceu pronta, sem a participação da qual afirma ter ocorrido.

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Biografia do Autor

Miriam Fábia Alves, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação e professora na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Goiás. Coordena o Grupo de Estudos e pesquisas em Políticas Educacionais e Juventude.

Valdirene Alves de Oliveira , Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutora em Educação e professora na Unidade Universitária de Inhumas da Universidade Estadual de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma UNU.

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Publicado

2022-06-04

Como Citar

Alves, M. F., & Oliveira , V. A. de. (2022). O Novo’ Ensino Médio: embuste de uma reforma participativa em Goiás. Retratos Da Escola, 16(34), 89–109. https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1487

Edição

Seção

O que esperar do novo ensino médio?