O direito a olhar a partir da ousadia das crianças

compartilhando uma experiência de “fazersentirpensar”

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1860

Parole chiave:

Educação menor., Educação do olhar., Experiências estéticas., Pedagogia dos Múltiplos Letramentos.

Abstract

Este texto se inicia com algumas de nossas concepções sobre educação escolarizada; em seguida, apresentamos os fundamentos teóricos que sustentaram as ações desenvolvidas em nosso projeto numa escola pública de ensino fundamental do primeiro segmento; por fim, apresentamos um relato não linear dos acontecimentos, tal como experenciados ao longo do projeto. Nossas orientações teórico-metodológicas se apoiam nos princípios da Cartografia e seu compromisso com as subjetividades na produção de conhecimentos em Ciências Humanas e Sociais, assumindo a impossibilidade de respostas/verdades e a necessidade de problematizações sobre os fenômenos estudados. Buscamos acompanhar os processos a partir da pesquisa-intervenção, engendrando pesquisadores/as e pesquisados/as em uma relação dialógica com novos sentidos e ações. Nossa intenção é compartilhar uma experiência singular que possa ser formativa para outros/as professores/as, no sentido de ‘dar a pensar’.

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Biografie autore

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, do Pgrama de Pós-Graduação de Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão e do Programa de Pós-graduação de Doutorado em Educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisa – APQI.

Leiliane Domingues da Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora substituta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense.

Tatiana Gonçalves Chaves, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Ciências Econômicas e graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense.

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Pubblicato

2023-12-27

Come citare

de Mello e Silva, D., Domingues da Silva, L., & Gonçalves Chaves, T. (2023). O direito a olhar a partir da ousadia das crianças: compartilhando uma experiência de “fazersentirpensar”. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1860

Fascicolo

Sezione

Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas