Cultura hip-hop na Educação Física

um projeto de educação antirracista com estudantes que não se autodeclaravam negros/as

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1746

Parole chiave:

Racismo Sistêmico., Hip Hop, Educação Básica, Educação Física

Abstract

Este relato de experiência é resultado de um projeto de educação interdisciplinar antirracista desenvolvido em uma escola de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, região de predomínio da cultura teuto-brasileira. Centrado nos princípios da Cultura Hip-Hop, o projeto foi desenvolvido por um professor de Educação Física negro, entre 2020 e 2021. Participaram 104 estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, que não se autodeclaravam negros/as. De modo descontraído e engajado, mesmo diante de todas as dificuldades impostas pelas restrições sanitárias decorrentes da pandemia, boa parte dos/as estudantes passou a refletir sobre as dissimetrias nas relações étnico-raciais enraizadas em nosso país, especialmente os privilégios da branquitude na produção das mazelas do povo negro. Destacam-se pontos positivos como o surgimento de grupos de pesquisa com a temática do racismo e da Cultura Hip-Hop na escola, a conscientização e reflexão sobre essa temática dentro da comunidade escolar (professores/as, famílias, estudantes) e a integração bem-sucedida das lições aprendidas com o projeto no cotidiano dos alunos fora da escola. No entanto, nota-se a necessidade de mais iniciativas desse porte para a efetiva desconstrução do racismo estrutural e, por consequência, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

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Biografie autore

Josias Góis Soares, Rede Municipal de Ensino Básico de Novo Hamburgo

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Educação Física na Rede Municipal de Ensino Básico de Novo Hamburgo – RS.

Ana Paula Dahlke, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alex Branco Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado University of Toronto.

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Pubblicato

2024-05-10

Come citare

Góis Soares, J., Dahlke, A. P., & Branco Fraga, A. (2024). Cultura hip-hop na Educação Física: um projeto de educação antirracista com estudantes que não se autodeclaravam negros/as. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1746

Fascicolo

Sezione

Relato de Experiência