Prática pedagógica

espaço da afetividade no desenvolvimento profissional

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.1700

Parole chiave:

Atividade docente, Psicologia Sócio-histórica, Núcleos de significação

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo discutir as mediações da afetividade que constituem a prática pedagógica de professoras de ciências dos anos finais do ensino fundamental numa escola da rede pública de uma cidade no Ceará. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Sócio-histórica, fazendo uso de categorias de análise como historicidade, atividade, sentidos, significados e afetividade. Duas professoras foram selecionadas para participar da pesquisa, com base em critérios relacionados a disciplina e etapa de ensino em que atuam. Adotou-se a técnica de entrevista reflexiva, por possibilitar maior aproximação de zonas de sentidos das sujeitas participantes da pesquisa e a apropriação de seus afetos em suas práticas pedagógicas. Foi utilizado o procedimento dos núcleos de significação, considerando a realidade e os movimentos dialéticos que afetam os/as sujeitos/as.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Zenaide Santiago, Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte

Professora da rede pública - Técnica da Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte. Mestre em Educação.

Júlio Ribeiro Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Riferimenti bibliografici

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de & OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812013000100015

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; SOARES, Júlio Ribeiro & MACHADO, Virginia Campos. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cad. Pesqui, 2015, vol.45, n.155, pp.56-75. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/v45n155/1980-5314-cp-45-155-00056.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/198053142818

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. Consciência e atividade: categorias fundamentais da psicologia sócio-histórica. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça M. & FURTADO, Odair (Orgs.). Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2015. p. 117-135.

CODO, Wanderley & GAZZOTTI, Andréa Alessandra. Trabalho e afetividade. In: CODO, Wanderley (Coord.). Educação: carinho e trabalho. 3. ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: Ed. da UnB, 1999. p. 48-59.

BATISTA, Analia Soria & CODO, Wanderley. Crise de identidade e sofrimento. In: CODO, Wanderley (Coord.). Educação: carinho e trabalho. 3. ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: Ed. da UnB, 1999. p. 60-85.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. A dialética: concepção e método. In: GADOTTI, Moacir (Org.). Concepção Dialética da Educação. 7. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990. p. 15-38.

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade e Práticas Pedagógicas. In: LEITE, Sérgio Antônio da Silva. (Org.). Afetividade e Práticas Pedagógicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 15-45.

MARQUES, Eliana de Souza Alencar. O sócio-afetivo mediando a constituição de práticas educativas bem sucedidas na escola. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, 2014.

MARQUES, Eliana Souza Alencar. Práticas educativas bem-sucedidas na escola: vivências socioafetivas de professores e alunos. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2020. DOI: https://doi.org/10.29327/522730

NÓVOA, António. O professor se forma na escola. Nova Escola, São Paulo, n. 142, p. 12- 14, dez. 2001.

SOARES, Júlio Ribeiro. Vivência pedagógica: a produção de sentidos na formação do professor em serviço. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

SORATTO, Lúcia & OLIVIER-HECKLER, Cristiane. Trabalho: atividade humana por excelência. In: CODO, Wanderley (Coord.). Educação: carinho e trabalho. 3. ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: Ed. da UnB, 1999. p. 111-121.

SPINOSA, Baruch. Ética Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SZYMANSKI, Heloísa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa, 2011. In: SZYMANSKI, H. (org.). A entrevista na pesquisa em Educação: a prática reflexiva. 4. ed. Brasília: Liber Livro, 2011.

THOMAZI, Áurea Regina Guimarães & ASINELLI, Thania Mara Teixeira. Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas. Educar, Curitiba, n. 35, p. 181-195, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/Hf5wh9T3K7SGZNNRV4nwtLQ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 mai. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000300014

TOASSA, Gisele. Emoções e vivências em Vigotski. Campinas, SP: Papirus, 2011.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Pubblicato

2024-09-05

Come citare

Santiago, Z., & Soares, J. R. (2024). Prática pedagógica: espaço da afetividade no desenvolvimento profissional. Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.1700