A reforma do ensino médio no Paraná

dos enunciados da Lei 13.415/17 à regulamentação estadual

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1473

Parole chiave:

Políticas Educacionais, Políticas Curriculares, Reforma do Ensino Médio

Abstract

O artigo trata da regulamentação das bases curriculares do chamado Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino do Paraná, considerando-se o que está previsto na Lei 13.415/17. A pesquisa se apoiou em fontes bibliográficas, documentais e de campo para analisar o processo e os produtos dessa regulamentação, por meio de três eixos investigativos: currículo e políticas curriculares; trabalho docente; projeto formativo e juventude(s) do ensino médio. As conclusões assinalam uma política curricular marcada por ausência de participação e a produção de uma base curricular de matiz economicista, com indícios de um processo de intensificação e desqualificação da docência e a realização de um projeto formativo que induz à maior segmentação no sistema escolar brasileiro.

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Biografie autore

Monica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio.

Renata Peres Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Paraná. Vice coordenadora do Grupo de
Pesquisa Observatório do Ensino Médio.

 

 

Clecí Körbes, Universidade Federal do Paraná

 Doutora em Tecnologia e professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal do
Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio.

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Pubblicato

2022-09-15

Come citare

da Silva, M. R., Barbosa, R. P., & Körbes, C. (2022). A reforma do ensino médio no Paraná: dos enunciados da Lei 13.415/17 à regulamentação estadual. Retratos Da Escola, 16(35), 399–417. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1473

Fascicolo

Sezione

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: