A reforma do ensino médio no Paraná
dos enunciados da Lei 13.415/17 à regulamentação estadual
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1473Parole chiave:
Políticas Educacionais, Políticas Curriculares, Reforma do Ensino MédioAbstract
O artigo trata da regulamentação das bases curriculares do chamado Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino do Paraná, considerando-se o que está previsto na Lei 13.415/17. A pesquisa se apoiou em fontes bibliográficas, documentais e de campo para analisar o processo e os produtos dessa regulamentação, por meio de três eixos investigativos: currículo e políticas curriculares; trabalho docente; projeto formativo e juventude(s) do ensino médio. As conclusões assinalam uma política curricular marcada por ausência de participação e a produção de uma base curricular de matiz economicista, com indícios de um processo de intensificação e desqualificação da docência e a realização de um projeto formativo que induz à maior segmentação no sistema escolar brasileiro.
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