Circo na escola

(re)pensando possibilidades a partir da formação continuada de professores/as

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2048

Mots-clés :

Escola, Circo, Formação continuada, Educação F´ísica, Arte

Résumé

Esta pesquisa teve como objetivo analisar e promover o ensino do circo em escolas de Educação Básica do Triângulo Mineiro. Por meio de um questionário, foi efetivado o mapeamento dos/das docentes da região e, a partir dele, implementado um curso de formação continuada. Os/As participantes do curso foram entrevistados/as para identificar possíveis dificuldades no trato pedagógico dos conhecimentos relativos ao circo. Os resultados mostraram que há interesse pela temática, sendo destacadas algumas dificuldades nesse trabalho, como o risco envolvido nas atividades e a falta de conhecimento ou materiais específicos, aspectos tratados no curso de formação. Conclui-se que para que o circo seja abordado de maneira a aproveitar seu potencial educativo, corporal e artístico é imprescindível investir na formação inicial e continuada, caso contrário ficará restrito a experiências isoladas, caricaturizadas e carentes de significado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Teresa Ontañón Barragán, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação Física. Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais. Pesquisadora Produtividade da UEMG – PQ/UEMG.

Rita de Cassia Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação. Professora na Universidade Federal de Uberlândia.

Layane Pereira Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Discente do curso de Educação Física da UEMG, Unidade Ituiutaba.

Bolsista de Iniciação Científica do programa PAPQ da UEMG

Références

ABRAHÃO, Sergio. Valoración de las actividades circenses en la formación del profesorado de Educación Física: Una propuesta para la transformación social en la escuela. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universitat de Barcelona, Barcelona, Espanha, 2011.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith & GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thomson, 2004.

ARAÚJO, Samuel Moreira de, SOUZA, Beatriz Gomes de & ALMEIDA, Neil Franco Pereira de. O circo entra na escola: as manifestações circenses em uma escola pública na cidade de Juiz de Fora/MG. Arquivos em movimento, v.17, n.1, 2021, p. 56-68.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2011.

BORTOLETO, Marco Antônio Coelho & CELANTE, Adriano Rogerio. O ensino das atividades circenses no curso de Educação Física: experiências na universidade pública e privada. In: PEREIRA, Elisabete M. Aguiar; CELANI, Gabriela & GRASSI-KASSISSE, Dora Maria. (Orgs.). Inovações curriculares: experiências no ensino superior. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2011.

BORTOLETO, Marco Antônio Coelho, PINHEIRO, Pedro Henrique & PRODÓCIMO, Elaine. Jogando com o circo. Jundiaí – SP: Editora Fontoura, 2011.

BORTOLETO, Marco Antônio Coelho & SILVA, Ermínia. Circo: educando entre as gretas. Rascunhos. v. 4, n. 2, 2017, p. 104-117. DOI: https://doi.org/10.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-07

BORTOLETO, Marco Antônio Coelho et al. Circo en la escuela: compartiendo prácticas pedagógicas. Mhsalud-Revista en ciencias del movimiento humano y la salud, v. 19, 2022, p. 1-13. DOI: https://doi.org/10.15359/mhs.19-2.8

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASILEIRO, Livia Tenório. O conteúdo “dança” em aulas de educação física: Temos o que ensinar?. Pensar a Prática, v. 6, 2006, p. 45–58. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.56

BUSSE, Hans. Artistik: Hohe schule der Körperkunst. Berlim: Zentralhaus-Publ., 1991.

CARAMÊS, Aline de Sousa. Professores na corda bamba: As atividades circenses na formação inicial enquanto conteúdo da Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

CARDANI, Leonora Tanascovici et al. Atividades circenses na escola: a prática dos professores da rede municipal de Campinas-SP. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 25, 2017, p. 128-140. DOI: https://doi.org/10.31501/rbcm.v25i4.7723

CHUNG, Li. Serving PE Teachers’ Professional Learning Experiences in Social Circus. New Horizons in Education, v. 58, n. 1, 2010.

COASNE, Joelle. Pour une approche artistique du cirque au collège. Elaboration d’une ingénierie didactique collaborative en EP&S en classe de 5ème. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Ciências e Técnicas das Atividades Físicas e Esportivas, Universidade de Rennes 2, Rennes/FR, 2013.

DUPRAT, Rodrigo Mallet. Atividades circenses: possibilidades e perspectivas para a Educação Física escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2007.

DUPRAT, Rodrigo Mallet & PEREZ-GALLARDO, Jorge. Artes circenses no âmbito escolar. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

DUPRAT, Rodrigo Mallet, ONTAÑÓN, Teresa Barragán & BORTOLETO, Marco Antônio Coelho. Atividades circenses. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime, DARIDO, Suraya Cristina & OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de. (Orgs.) Ginástica, dança e atividades circenses. Maringá: Editora Universidade Estadual de Maringá – EDUEM, v. 3, 2014, p. 119-157.

FERNANDES, Rita de Cassia. Do tecido à lona: as práticas circenses no tear da formação inicial em Educação Física. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2014.

FERREIRA, Diego; BORTOLETO, Marco Antônio Coelho & SILVA, Ermínia. Segurança no circo: questão de prioridade. 1. ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2015.

FOUCHET, Alain. Las artes del circo: una aventura pedagógica. Buenos Aires: Stadium, 2006.

HEINEMANN, Klaus. Introducción a la metodología de la investigación empírica. Barcelona: Paidotribo, 2003.

HOTIER, Huges (Org.) La fonction éducative du cirque. Paris: L’Harmattan, 2003.

INVERNÓ, Josep. Circo y educación física: otra forma de aprender. Barcelona: INDE, 2003.

KRONBAUER, Glaucia Andreza & NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Circo e a educação do corpo: da capitalização dos espetáculos à sala de aula. Revista Contemporânea de Educação, v. 9, n. 18, 2014, p. 317-337.

LOPES, Daniel de Carvalho & PARMA, Marcio. Construção de Malabares - passo-a-passo. Jundiaí/SP: Fontoura, 2016.

LOPES, Daniel de Carvalho et al. Corpo e arte: uma proposta pedagógica na Educação Física a partir da bola de equilíbrio circense. Educación Física Y Ciencia, v. 21, 2019, p. 76-93. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e076

MARCONI, Marina & LAKATOS, Eva. Fundamentos da Metodologia Cientifica. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2003.

MATEU, Mercé Serra & BORTOLETO, Marco Antônio Coelho. La lógica interna y los dominios de acción motriz de las situaciones motrices de expresión (SME). Emancipação, v. 11, n. 1, 2011, p. 129-142. DOI: https://doi.org/10.5212/Emancipacao.v.11i1.0010

MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Minas Gerais, 2018.

MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes & AYOUB, Eliana. Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física. Revista Portuguesa de Educação, v. 30, n. 2, 2017, p. 61-83. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.11867

MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes & BORTOLETO, Marco Antônio Coelho. O circo na formação inicial em educação física: um relato autoetnográfico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 1, 2018, p. 39-45. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.01.004

ONTAÑÓN, Teresa Barragán. Circo na escola: por uma educação corporal, estética e artística. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

ONTAÑÓN, Teresa Barragán; DUPRAT, Rodrigo Mallet & BORTOLETO, Marco Antônio Coelho. Educação física e atividades circenses: “o estado da arte”. Movimento, v. 18, n. 2, 2012. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.22960

ONTAÑÓN, Teresa Barragán; BORTOLETO, Marco Antônio Coelho & SILVA, Ermínia. Educación corporal y estética: las actividades circenses como contenido de la educación física. Revista Iberoamericana de Educación, n. 62, 2013, p. 233-243. DOI: https://doi.org/10.35362/rie620592

ONTAÑÓN, Teresa Barragán & BORTOLETO, Marco Antônio Coelho. Todos a la pista: El circo en las clases de educación física. Apunts Educación Física y Deportes, n. 115, 2014, p. 37-45. DOI: https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2014/1).115.03

ONTAÑÓN, Teresa Barragán et al. O papel da extensão universitária e sua contribuição para a formação acadêmica sobre as atividades circenses. Goiânia: Pensar a prática, v. 19, n. 1, jan./mar, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.35857

ONTAÑÓN, Teresa Barragán & OLIVEIRA, Natália Araújo. Aprendendo a ensinar circo: A curricularização da extensão universitária e seus impactos na formação dos discentes. Ponta Grossa: Revista Conexão UEPG, v. 19, 2023, p. 01-14. DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.21747.037

PARANÁ. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Educação Física, Paraná, 2008.

PRESTA, Michelle Guidi Gargantini; MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes & EHRENBERG, Mônica Caldas. Formação continuada de professores: o circo em debate. Educação: teoria e prática, v. 31, n. 64, 2021, p. e10. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14132

PRICE, Christopher. Circus for Schools: Bringing a Circo Arts Dimension to Physical Education. Canada: Revue PHENEPS, v. 4, n. 1, 2012.

RIBEIRO, Camila Silva et al. O “não lugar” do circo na escola. Revista Portuguesa De Educação, v. 34, n. 1, 2021, p. 246-263. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.16128

RODRIGUES, Luis Henrique. Representação das atividades circenses na escola. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos, Universidade de Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

SAMPAIO, Rosana Ferreira & MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. São Carlos: Revista Brasileira em Fisioterapia, v. 11, n. 1, jan./fev. 2007, p. 83-89. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

SANTOS-RODRIGUES, Gilson et al. Atividades circenses na Educação Física escolar: análise sistemática da produção bibliográfica (2016-2020). Caderno de Educação Física e Esporte, v. 19, 2021, p. 1-7. DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27491

SANTOS-RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho & LOPES, Daniel de Carvalho. Circo na escola: educação e arte na Educação Básica. Urdimento-Revista De Estudos Em Artes Cênicas, v. 1, 2023, p. 1-27. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0110

SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de; HUNGER, Cynthia França & CARAMASCHI, Sandro. A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido. Motriz: Revista de Educação Física (Online), v. 16, 2010, p. 496-505. DOI: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p496

SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça; MELO, Marcelo Soares Tavares de & SANTIAGO, Maria Eliete. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em educação física escolar. Porto Alegre: Movimento (ESEF/UFRGS), v. 16, n. 3, jun. 2010, p. 29-47. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.11546

TIAEN, Marcos Sergio. Atividades circenses na formação continuada do professor de educação física. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Faculdade de Educação, Santa Maria, 2014.

TREVIZAN, Maiara; CHAGAS, Paula Izabella & KRONBAUER, Glaucia Andreza. Circo em Contextos – diálogos entre a cultura e a extensão universitária. Ponta Grossa: Revista Conexão UEPG, v. 14, n. 1, 2018, p. 130-139. DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0017

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992.

TUCUNDUVA, Bruno Barth Pinto. O circo na formação inicial em educação física: inovações docentes, potencialidades circenses. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2015.

UNESCO. El circo: un arte internacional. París: Revista El Correo (ONU), ano XI, n. 117, p. 1-37, 1988.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-05

Comment citer

Barragán, T. O., Fernandes, R. de C., & Pereira Gomes, L. (2024). Circo na escola: (re)pensando possibilidades a partir da formação continuada de professores/as. Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2048