Think tanks, neoliberalismo e a privatização da Educação no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2004Mots-clés :
Think tanks, Neoliberalismo., Privatização da Educação.Résumé
O propósito deste texto é analisar a atuação no Brasil dos think tanks parceiros da rede de políticas da Atlas Economic Research Foundation (Atlas Network). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, embasado em revisão da literatura, que recorreu igualmente a um levantamento seguido de uma análise documental dos materiais e informações publicadas por tais think tanks em suas páginas oficiais na rede mundial de computadores. Como resultado, averiguou-se que os referidos think tanks apresentam conexões com inúmeros/as protagonistas e têm atuado por meio de diversas estratégias para difundir ideais do neoliberalismo e promover a difusão das ‘soluções privadas’ para a educação pública.
Téléchargements
Références
ATLAS NETWORK. Partners. Disponível em: <https://www.atlasnetwork.org/partners/global-directory/latin-america-and-caribbean/brazil>. Acesso em: 06 jan. 2021.
ATLAS NETWORK. Our story. Disponível em: <https://www.atlasnetwork.org/about/our-story>. Acesso em: 01 set. 2020.
ATLAS NETWORK. About. Disponível em: <https://www.atlasnetwork.org/about>. Acesso em: 06 jan. 2021.
ATLAS NETWORK. Academy. Disponível em: <https://www.atlasnetwork.org/academy>. Acesso em: 01 jun. 2021.
ATLAS NETWORK. Grant Opportunities. Disponível em: <https://www.atlasnetwork.org/grants>. Acesso em: 06 jan. 2021.
ATLAS NETWORK. Awards. Disponível em: <https://www.atlasnetwork.org/awards>. Acesso em: 06 jan. 2021.
ATLAS NETWORK. Events. Disponível em: <https://www.atlasnetwork.org/events>. Acesso em: 06 jan. 2021.
ATLAS NETWORK. Liberty Forum Freedon Dinner. Disponível em: <https://www.atlasnetwork.org/events/liberty-forum-freedom-dinner>. Acesso em: 06 jan. 2021.
ATLAS NETWORK. Our model. Disponível em: <https://www.atlasnetwork.org/our-model>. Acesso em: 06 jan. 2021.
BARBOSA, Joaquim. “Movimento Brasil Livre (MBL)” e “Estudantes pela Liberdade (EPL)”: ativismo político, think tanks e protestos da direita no brasil contemporâneo. ANPOCS, 41. Anais Eletrônicos... Caxambu, ANPOCS, 2017. Disponível em: <https://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/41-encontro-anual-da-anpocs/gt 30/gt11-15/11078-movimento-brasil-livre-mbl-e-estudantes-pela-liberdade-epl-ativismo-politico-think-tanks-e-protestos-da-direita-no-brasilcontemporaneo/file>. Acesso em: 21 mai. 2023.
BALL, Stephen John. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BRASIL. Constituição Federal do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc14.html>. Acesso em: 05 mai. 2021.
CENTRO LATINO AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO – CLAD. Uma Nova Gestão Pública para a América Latina. Brasília, Revista do Serviço Público, Ano 50, n. 1, jan./mar., 2014. Disponível em <https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/343>. Acesso em: 26 jan. 2021.
DARDOT, Pierre & LAVAL, Christian. A Nova Razão do Mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
FANG, Lee. Esfera de Influência: como os libertários americanos estão reinventando a política latino-americana. The Intercept Brasil, 2017. Disponível em: <https://theintercept.com/2017/08/11/esfera-de-influencia-como-os-libertarios-americanos-estao-reinventando-a-politica-latino-americana/>. Acesso em: 03 jan. 2021.
GROS, Denise Barbosa. Institutos liberais e neoliberalismo no Brasil da Nova República. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas/SP, 2002. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280951>. Acesso em: 03 jan. 2021.
GROS, Denise Barbosa. Institutos liberais, neoliberalismo e políticas públicas na Nova República. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 19, n. 54, p. 143-159, fev., 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010269092004000100009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092004000100009
GROS, Denise Barbosa. Considerações sobre o neoliberalismo como movimento ideológico internacional. Rio Grande do Sul, Revista Estudos de Planejamento, 2008. Disponível em: <http://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/ensaios/article/download/2188/2580>. Acesso em: 03 jan. 2021.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
IBGE. Produto Interno Bruto – PIB (2023). Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php>. Acesso em: 19 jan. 2024.
ILISP. A solução para a educação não está nas cotas, na Escola do Estado ou na Escola Sem Partido. Disponível em: <https://www.ilisp.org/artigos/a-solucao-para-a-educacao-nao-esta-nas-cotas-na-escola-do-estado-ou-na-escola-sem-partido/>. Acesso em: 14 fev. 2021.
INSTITUTO DE ESTUDOS EMPRESARIAIS – IEE. Disponível em: <https://www.iee.com.br/>. Acesso em: 30 jan. 2021.
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE LÍDERES/SP – IFLSP. Quem somos. Disponível em: <http://iflsp.org/quem-somos/>. Acesso em: 24 jan. 2021.
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE LÍDERES/SP – IFLSP. O setor privado merece uma chance na educação pública. Disponível em: <http://iflsp.org/o-setor-privado-merece-uma-chance-na-educacao-publica/>. Acesso em: 24 jan. 2021.
INSTITUTO LIBERAL. Cursos. Disponível em: <https://www.institutoliberal.org.br/cursos-il//>. Acesso em: 09 fev. 2021.
INSTITUTO LIBERAL. Não precisamos de um ministro da educação, precisamos de que o MEC seja extinto. Disponível em: https://www.institutoliberal.org.br/blog/nao-precisamos-de-um-ministro-da-educacao-precisamos-de-que-o-mec-seja-extinto/>. Acesso em: 09 fev. 2021.
INSTITUTO LIBERDADE. O instituto. Disponível em: <https://www.institutoliberdade.com.br/>. Acesso em: 19 jan. 2021.
INSTITUTO MILLENIUM. Quem somos. Disponível em: <https://www.institutomillenium.org.br/institucional/quem-somos/>. Acesso em: 10 jan. 2021.
INSTITUTO MILLENIUM. Educação e Desenvolvimento – A formação do capital humano no Brasil. Disponível em: <https://institutomillenium.org.br/imil-lanca-estudo-inedito-sobre-educacao-e-formacao-do-capital-humano-no-brasil/>. Acesso em: 10 jan. 2020.
MCGANN, James G. 2019 Global Go To Think Tank Index Report. TTCSP Global Go To Think Tank Index Reports, 2020. Disponível em: <https://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1018&context=think_tanks>. Acesso em: 19 jan. 2021.
MESSENBERG, Débora. A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros. Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, p. 621–648, set. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.3203004>. Acesso em: 21 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.3203004
MISES BRASIL. Quem somos. Disponível em: <https://mises.org.br/quem-somos>. Acesso em: 15 jan. 2021.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. Acesso: 15 mai. 2020.
ROBERTSON, Susan L. et al. An introduction to public private partnerships and education governance. In ROBERTSON, Susan L. et al. (Orgs.). Public private partnerships in education: new actors and modes of governance in a globalizing world. Cheltenham, UK; Northampton, MA: Edward Elgar, 2012. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/292583612_Public_private_partnerships_in_education_New_actors_and_modes_of_governance_in_a_globalizing_world>. Acesso em: 15 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.4337/9780857930699.00007
ROCHA, Camila. O papel dos think tanks pró-mercado na difusão do neoliberalismo no Brasil. Millcayac - Revista Digital de Ciencias Sociales, v. 4, n. 17, 2017. Disponível em: <http://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/millca-digital/article/view/1020>. Acesso em: 03 jan. 2021.
SPOTIFY. Liberalismo raiz #2. Episódio de podcast, out. 2020, 23 min. Disponível em: <https://open.spotify.com/episode/6ZCfiHnCy5m1gVoVcajDBs>. Acesso em: 09 jan. 2021.
VERGER, Antoni; FONTDEVILA, Clara & ZANCAJO, Adrián. The privatization of education: a political economy of global education reform. New York/London: Teachers College Press, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/305302937_The_Privatization_of_Education_A_Political_Economy_of_Global_Education_Reform>. Acesso em: 05 mai. 2020.
VIDAL, Camila Feix & LOPEZ, Jahde. (Re) pensando a dependência latino-americana: Atlas Network e institutos parceiros no governo Bolsonaro. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 38, p. e255192, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-3352.2022.38.255192>. Acesso em: 21 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-3352.2022.38.255192
VIEIRA, Allana Meirelles & CHIARAMONTE, Aline Rodrigues. O Instituto Millenium na busca por poder. Tempo Social, v. 33, n. 1, p. 169–202, jan. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2021.165937>. Acesso em: 21 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2021.165937