Think tanks, neoliberalismo e a privatização da Educação no Brasil

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DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2004

Mots-clés :

Think tanks, Neoliberalismo., Privatização da Educação.

Résumé

O propósito deste texto é analisar a atuação no Brasil dos think tanks parceiros da rede de políticas da Atlas Economic Research Foundation (Atlas Network). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, embasado em revisão da literatura, que recorreu igualmente a um levantamento seguido de uma análise documental dos materiais e informações publicadas por tais think tanks em suas páginas oficiais na rede mundial de computadores. Como resultado, averiguou-se que os referidos think tanks apresentam conexões com inúmeros/as protagonistas e têm atuado por meio de diversas estratégias para difundir ideais do neoliberalismo e promover a difusão das ‘soluções privadas’ para a educação pública.

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Bibliographies de l'auteur-e

Sergio Andrade de Moura, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Educação.

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

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Publié-e

2024-09-05

Comment citer

Moura, S. A. de, & Oliveira, D. A. (2024). Think tanks, neoliberalismo e a privatização da Educação no Brasil. Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2004