Percursos Temáticos no Ensino Musical Escolar

um estudo a partir de uma escola em Goiâ

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DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1970

Mots-clés :

Ensino Musical Escolar, Formação Integral, Percursos Temáticos, Produto Educacional

Résumé

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica musical desenvolvida no Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES IFG[1], pela necessidade de articular um ensino musical capaz de integrar exigências político-pedagógicas e curriculares com as práticas artístico-musicais na Escola Municipal Pedro Ciríaco de Oliveira, em Goiânia/GO; as atividades foram conduzidas a partir de temas – percursos temáticos – para proporcionar vivências significativas em música. O estudo teve abordagem qualitativa, apoiando-se na Pesquisa Multidimensional, com dados de trabalho realizado de 2016 até 2019, em diálogo com Luciana Del-Ben, Maura Penna, Ana Mae Barbosa, bell hooks, Paulo Freire e Keith Swanwick. Foram desenvolvidos a Proposta Pedagógica musical aqui descrita e o Material Pedagógico voltado para docentes que trabalham com a linguagem artística música na educação básica.

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Bibliographies de l'auteur-e

Gisele Alves Ramos, Secretaria Municipal de Educação de Goiás

Mestra em Artes. Profissional da Educação II pela Secretaria Municipal de Educação de Goiás.

Éliton Perpetuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Goiás

Doutor em Ciências da Educação. Professor na Licenciatura em Música e no Mestrado Prof-Artes no Instituto Federal de Goiás.

Cristiano Aparecido da Costa, Instituto Federal de Goiás

Doutor em Educação. Professor na Licenciatura em Música e no Mestrado Prof-Artes no Instituto Federal de Goiás.

Thais Lobosque Aquino, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Professora na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

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Publié-e

2024-05-10

Comment citer

Ramos, G. A., Pereira, Éliton P. R., Costa, C. A. da, & Aquino, T. L. (2024). Percursos Temáticos no Ensino Musical Escolar: um estudo a partir de uma escola em Goiâ. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1970

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Rubrique

Espaço Aberto