Educação democrática e equidade de gênero

disputas na cultura escolar

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1879

Mots-clés :

Educação Democrática, Ensino de História, Equidade de Gênero, Cultura Escolar, Democracia

Résumé

O artigo explora o conceito de educação democrática a partir da tradição de escritos sobre democracia, cultura escolar e movimentos das culturas juvenis. O recorte temporal no período pós Constituição Federal de 1988 enfatiza os enfrentamentos dos anos 2000 no Brasil, envolvendo ataques à liberdade de ensinar, como ‘escola sem partido’ e denúncia de uma ‘ideologia de gênero’. Estabelece diálogos entre a educação democrática e a equidade de gênero na cultura escolar, investigando situações do ensino de História, campo de atuação dos autores. A preocupação com uma educação democrática é valorizada como estratégia em movimento dentro das escolas, fruto de embates entre marcadores sociais de diferença e preocupações das culturas juvenis, envolvendo disputas políticas, éticas, estéticas e cognitivas. Trata-se de um frutífero campo para pensar a formação dos/das estudantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fernando Penna, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação. Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Références

AÇÃO EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA et al. Manual de defesa contra a censura nas escolas. São Paulo, 2022. Edição Atualizada. Disponível em: <https://manualdedefesadasescolas.org.br/index.html>. Acesso em: 15 março 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.104, de 9 de março de 2015. Altera o art. 121 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para prever o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio, e o art. 1º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, para incluir o feminicídio no rol dos crimes hediondos. Brasília, 2015.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Brasília, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo nº 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

BRITISH COUNCIL BRASIL. Marco referencial para a igualdade de gênero em instituições de ensino superior no Brasil. British Council Brasil: São Paulo, 2022. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/marco_referencial_para_a_igualdade_de_genero_em_instituicoes_de_ensino_superior_no_brasil_pt.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2024.

CASSIAVILLANI, Thiene Pelosi & ALBRECHT, Mirian Silva Pacheco. Educação sexual: uma análise sobre legislação e documentos oficiais brasileiros em diferentes contextos políticos. Educação em Revista, v. 39, e. 39794, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469839794

CHAMAYOU, Grégoire. A sociedade ingovernável: uma genealogia do liberalismo autoritário. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

CHAUÍ, Marilena. Democracia: criação de direitos. Síntese, Belo Horizonte, v. 45, n. 143, p. 409-422, set./dez. 2018a. DOI: https://doi.org/10.20911/21769389v45n143p409/2018

CHAUÍ, Marilena. Em defesa da educação pública, gratuita e democrática. Belo Horizonte: Autêntica, 2018b.

COLLINS, Patrícia Hill & BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.

COLLINS, Patrícia Hill. Bem mais do que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica. São Paulo: Boitempo, 2022.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Tic Kids Online Brasil. Pesquisa sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil, 2019. Resumo Executivo. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR–NIC, 2020. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123093344/tic_kids_online_2019_livro_eletronico.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2024.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista de Estudos Femininos, v. 10, n.01, p. 171–88, jan./ jun. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/?lang=pt>. Acesso em: 14 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011

DÍEZ BEDMAR, María del Consuelo. Género: una categoría de análisis clave para desarrollar competencias para una cultura democrática. REIDICS, Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales, v. 11, p. 06-19, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.17398/2531-0968.11.6>. Acesso em: 21 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.17398/2531-0968.11.6

GIL, Carmem Zeli de Vargas et. al. Questões desestruturantes no Ensino de História. Porto Alegre: UFRGS, 2022.

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama do Censo 2022. Disponível em https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/ Acesso em: 21 mar 2024

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

MASSIP SABATER, Mariona & SANT, Edda. Género y educación ciudadana. Enfoques feministas-relacionales en la educación política. REIDICS, Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales, v. 11, p. 35-51, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.17398/2531-0968.11.35>. Acesso em: 21 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.17398/2531-0968.11.35

OLIVEIRA, Amurabi. El auge del movimiento Escuela Sin Partido y las denuncias contra los "maestros adoctrinadores”; en Brasil. REIDICS, Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales, v. 11, p. 85-100, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.17398/2531-0968.11.85>. Acesso em: 21 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.17398/2531-0968.11.85

OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. A cobaia agora é você! Cisgeneridade branca, como conceito e categoria de análise, nos estudos produzidos por travestis e mulheres transexuais. Caderno Espaço Feminino, Uberlândia, v. 36, n. 01, p. 157-178, jan./jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/CEF-v36n1-2023-9

PENNA, Fernando de Araújo. O ódio aos professores. In: AÇÃO EDUCATIVA (Org.). A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016. p. 93-100.

PEREIRA, Amilcar Araujo. Black lives matter nos currículos? Imprensa negra e antirracismo em perspectiva transnacional. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 172, p. 122–143, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/198053145589>. Acesso em 21 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145589

SEFFNER, Fernando; PENNA, Fernando de Araújo. Diário de Campo de Etnografia de Cenas da Cultura Escolar. Mimeografado. 2023

SEFFNER, Fernando. Não há nada tão raro quanto o normal – O homem comum, a virilidade política e a norma em tempos conservadores. In.: SEFFNER, Fernando & FELIPE, Jane. Educação, Gênero e Sexualidade: (im)pertinências. Petrópolis: Vozes, 2022. p. 234-267.

UNESCO. Orientações técnicas internacionais de educação em sexualidade: uma abordagem baseada em evidências. Brasília: UNESCO, 2018.

Téléchargements

Publié-e

2024-05-10

Comment citer

Seffner, F., & Penna, F. (2024). Educação democrática e equidade de gênero: disputas na cultura escolar. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1879

Numéro

Rubrique

Seção Temática