Modos de inventar-praticar currículos e formação docente com vassouras de bruxa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1844

Mots-clés :

Formação docente., Currículos., Invenção., Práticas-políticas.

Résumé

Este é o relato de uma pesquisa que aposta na invenção como prática-política de experimentação de outros modos de pensar-fazer currículos e formação docente, com abertura a outros mundos possíveis. Objetiva problematizar, nos espaços de formação continuada, movimentos micropolíticos que resistem aos mecanismos de hegemonização da educação e potencializam um currículo inventivo, forjado nos cotidianos das escolas. Constitui-se por agenciamentos coletivos com professores/as de História e Geografia, para afirmar práticaspolíticas mobilizadoras da diferença e do desejo, abertas aos processos de subjetivação por outros modos de ser/estar no mundo. A pesquisa movimenta-se no encontro com a filosofia da diferença, utilizando a cartografia rizomática como abordagem metodológica, possibilitando vaguear-voar em vassouras de bruxa para transitar por um campo de forças que destitui a representação, a forma. Aponta a formação docente como lugar de invenção e resistência aos modos de pensar a existência subordinados à lógica do capital.

    

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Bibliographies de l'auteur-e

Sunamita Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito do Santo.

Tânia Delboni, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora adjunta do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo.

Références

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Publié-e

2023-12-27

Comment citer

Souza, S., & Delboni, T. (2023). Modos de inventar-praticar currículos e formação docente com vassouras de bruxa. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1844

Numéro

Rubrique

Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas