Significados culturais da capulana

possibilidades para o ensino de História Afro-Brasileira e Africana

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1825

Mots-clés :

Educação Básica., Identidade., Lei 10.639/2003.

Résumé

Neste artigo investigamos o significado do tecido capulana na cultura moçambicana, sua origem, seus usos e a produção de sentidos culturais e artísticos. Esse tecido chegou na África nos séculos IX e X, por meio de trocas comerciais entre os povos. A partir da questão De que forma esse artefato contribui para a construção da identidade na cultura africana? objetiva-se contribuir para efetivação da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Básica, pois entendemos que essa arte pode ser usada como uma ferramenta pedagógica e cultural. Realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental ancorada nos Estudos Culturais. Nos resultados e discussões evidenciamos que o tecido capulana tem diversas funcionalidades, pois faz parte do cotidiano de uma população africana e pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres, enquanto a produção de significados inseridos nesses tecidos depende do olhar do/da espectador/a.

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Bibliographies de l'auteur-e

Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo, Secretaria de Estado de educação do Paraná

Mestra em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídia e Estudos Culturais e do Grupo de Pesquisa em Arte, educação e Imagens, ambos da Universidade Estadual de Maringá.

Izaque Pereira de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação. Compõe a Comissão Permanente para Verificação de Autodeclaração de candidatos pretos e pardos junto à Universidade Federal do Paraná e o Instituto Federal do Paraná. É Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Paraná. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento da Educação Básica, do Grupo de Pesquisa e Defesa dos Direitos Humanos Fundamentais da Criança e do Adolescente e do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias e Estudos Culturais.

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Professora aposentada pela Universidade Estadual de Maringá e professora voluntária do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídia e Estudos Culturais.

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Publié-e

2023-12-27

Comment citer

Santos da Silva Monteiro de Camargo, J., Pereira de Souza, I., & Kazuko Teruya, T. (2023). Significados culturais da capulana: possibilidades para o ensino de História Afro-Brasileira e Africana. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1825

Numéro

Rubrique

Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas