Programa de leitura literária para alfabetização e letramento

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DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1763

Mots-clés :

Educação, Ensino, Políticas Educacionais

Résumé

A Literatura possibilita conhecer o mundo de diferentes maneiras, verbalmente e não verbalmente, sendo ferramenta fundamental no processo do letramento de crianças em alfabetização. Em busca de um resultado concreto, por meio de dados fidedignos de avaliação, trabalhamos na produção inicial de um projeto para uma Rede Municipal de Educação, por intermédio da extinta Coordenação de Programas Artístico-literários, no ano de 2022, ansiando, em prospecção, à sua aplicabilidade em 2023. Tendo por base o dialogismo e a interatividade, a proposição não apresenta a leitura literária como recurso pedagogizante, mas um mote para a construção do conhecimento. Realizamos um trabalho de interação para um efetivo aprendizado, com expansão do repertório do/da estudante direcionado ao letramento. Entendemos que investir nas competências socioemocionais beneficia não só a criança na sua integralidade cognitiva/acadêmica, mas a fortalece e a potencializa para um ideal de sociedade pró-social, ou seja, para atuar em uma comunidade onde sejam promovidos o desenvolvimento humano e a cidadania.

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Jacqueline de Faria Barros Ramos, Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro

Doutora em Literatura. Professora de Língua Portuguesa Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Apoio Especializado na Fundação Municipal de Educação em Niterói. Docente Titular da Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro em Língua Portuguesa.

Alessandra Furtado de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Professora da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói; da Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia. Professora no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão e no Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.

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Publié-e

2023-12-27

Comment citer

de Faria Barros Ramos, J., Furtado de Oliveira, A., & Mariani Braz, R. M. (2023). Programa de leitura literária para alfabetização e letramento. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1763