Participação feminina no Congresso Pedagógico do Pará (1900-1901)
DOI :
https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1634Mots-clés :
Educação, Ensino, Políticas EducacionaisRésumé
Este artigo discute a atuação da mulher na educação paraense no período de 1900 a 1901, com foco em sua participação no Congresso Pedagógico do Pará. Nosso objetivo geral é investigar a participação feminina no meio educacional paraense a partir da análise das atas do Congresso Pedagógico, em pesquisa documental que permite perceber como essa presença e a atuação no evento levantaram
debates a respeito de educação feminina, escolha dos livros didáticos e entrega de prêmios nas escolas, além de possibilitarem contato com suas ideias para o ensino paraense. Concluímos que se faz necessário o aprofundamento nos estudos voltados à história das mulheres com o intuito de desvelar seus feitos, que por muito tempo se mantiveram silenciados e esquecidos pela sociedade.
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