O Novo Ensino Médio no Espírito Santo

os desafios de diretores/as escolares

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1471

Mots-clés :

NEM, Gestão escolar, Reforma, Diretor/a

Résumé

O artigo traz dados de pesquisa sobre a implantação do Novo Ensino Médio – NEM na rede estadual do Espírito Santo, a partir de levantamento realizado por análise documental e entrevista semiestruturada com diretores/as de 16 escolas de ensino médio, que iniciaram o NEM em 2019. A experiência do Espírito Santo é singular porque iniciou o NEM nas escolas que anteriormente ofertavam a Escola Viva, com aspectos comuns na parte diversificada do currículo projeto de vida, eletivas e estudo orientado –, buscando alavancar o protagonismo e o empreendedorismo na vida dos/as jovens. Os relatos dos/as diretores/as entrevistados/as revelam uma consonância com os princípios da reforma, não obstante enfrentarem problemas maiores em razão da pandemia, que são encarados como desafios altruísticos por gestores/as selecionados/as pela Secretaria de Educação por seus perfis gerencialistas e voluntaristas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente.

Alessandra Martins Constantino Cypriano, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e professora do Centro de Educação Infantil da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publié-e

2022-09-15

Comment citer

Ferreira, E. B., & Cypriano, A. M. C. (2022). O Novo Ensino Médio no Espírito Santo: os desafios de diretores/as escolares. Retratos Da Escola, 16(35), 443–461. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1471

Numéro

Rubrique

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: