A tendência do valor aluno/ano do Fundeb e o CAQi: algumas observações

Auteurs-es

• Rubens Barbosa de Camargo Universidade de São Paulo
  • Ana Paula Santiago do Nascimento Universidade de São Paulo
  • Renata Rodrigues de Amorim Medina Universidade de São Paulo

DOI :

Mots-clés :

FUNDEB, PNE, CAQi, CAQ, Financiamento da Educação.

Résumé

Em função da condição do término do prazo de vigência do Fundeb em 2020 é necessário que sejam realizadas análises acerca de seus efeitos sobre o financiamento da educação básica no Brasil e de cada um de seus fundos. Tendo isso em mente, este artigo pretende ser mais uma contribuição para este debate, organizando e apresentando dados e análises específicas sobre os montantes totais do Fundeb, os valores mínimos nacionais e máximos existentes entre os fundos no período de 2007 a 2018 e os valores do CAQi de alguns anos, apresentados em diferentes anos pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rubens Barbosa de Camargo, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Foi professor da Educação Básica na rede pública e privada em São Paulo (1978 a 1992). Atuou na gestão da Secretaria Municipal de Educação do Município (SME) de São Paulo de 1989 a 1992. Foi professor Assistente e Professor Adjunto do Departamento de Educação (DEd) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1993-1998). Desde 1998 foi Professor Doutor do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Obteve o título de Livre-Docente do EDA da FEUSP em 2018 (Professor Assistente I). No Ensino Superior tem ministrado diferentes disciplinas e cursos de graduação, pós-graduação e extensão, bem como orientado doutorados, mestrados, monografias, trabalhos de conclusão de cursos e projetos de iniciação científica. Participou e participa de diferentes comissões permanentes e temporárias na UFSCar, na Feusp e na USP. É ex-Presidente da Comissão de Graduação da Feusp (2008 a 2010), foi vice-chefe do EDA/Feusp (2014-2016) e é Chefe do EDA/Feusp (2016 e 2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, financiamento da educação, gestão democrática, financiamento público da educação e análise de políticas educacionais. Foi Conselheiro do Conselho Municipal de Educação (CME) de São Paulo (2001 a 2008) e Conselheiro do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundef e Fundeb (CACS) (2004-2008) da Cidade de São Paulo. Foi Secretário de Educação e Cultura de São Carlos/SP (2001) e Secretário de Educação de Suzano/SP (2005 e 2006).

Ana Paula Santiago do Nascimento, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor educação básica, técnica e tecnológ da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento da educação, educação infantil, políticas públicas, plano de carreira e fundef.

Téléchargements

Publié-e

2019-11-14

Comment citer

de Camargo, R. B., do Nascimento, A. P. S., & Medina, R. R. de A. (2019). A tendência do valor aluno/ano do Fundeb e o CAQi: algumas observações. Retratos Da Escola, 13(26), 425–441. https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.1011

Numéro

Rubrique

Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?