Dimensões e desafios do quadro de funcionários/as das escolas públicas de educação básica no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1790

Palabras clave:

Funcionários das escolas públicas, Profissionais da Educação, Indicadores educacionais, Políticas educacionais

Resumen

Este estudo apresenta um balanço dos marcos políticos recentes que influenciam o trabalho de funcionários/as de escolas públicas de educação básica no Brasil. Apresenta uma análise das dimensões e da composição do quadro de funcionários/as das 128,6 mil escolas estaduais e municipais de educação básica, com base nos dados do Censo Escolar/Inep 2022, que mostram que profissionais de serviços gerais e alimentação são os/as mais presentes nas escolas, nas quais a maior parte abriga até cinco funções diferentes. Metade das escolas tem até 10 funcionários/as, com maior número nas estaduais, que apresentam maior relação de matrículas por funcionário/a. Esse número aumenta de acordo com o tamanho da escola, e as escolas de educação infantil tendem a apresentar menor relação de matrículas e docentes por funcionário/a.

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Biografía del autor/a

Lúcia Maria de Assis, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
de Goiás.

Thiago Alves, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade
Federal de Goiás.

Gabriela Schneider, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
do Paraná.

Citas

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Publicado

2023-09-18

Cómo citar

Assis, L. M. de, Alves, T., & Schneider, G. (2023). Dimensões e desafios do quadro de funcionários/as das escolas públicas de educação básica no Brasil. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1790

Número

Sección

Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica