Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’

potencialidades interculturais e decoloniais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1344

Palabras clave:

Educação Integral, Documento Curricular, Currículo Intercultural, Decolonialidade

Resumen

Este texto se propõe a refletir sobre as potencialidades da educação integral no Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental – DCRN-EF a partir de um olhar intercultural e decolonial. Os fundamentos teóricos que embasam as reflexões se pautaram na emergência da ciência complexa e plural, reveladora dos elos e das interdependências históricas. O olhar analítico/reflexivo apresentou as contradições do documento curricular em seus subitens introdutórios e os confrontou com a proposição de educação integral como premissa dos direitos humanos, cuja ideia central passa pela democracia formativa. Uma educação integral para todos e todas, orientada para o diálogo permanente entre os saberes formais, os saberes não formais e até os saberes informais que circulam nos diversos e diferentes territórios, assegura o direito de aprender para a vivência e a convivência social inclusiva. Os resultados não são, contudo, potenciais. O DCRN-EF apresenta um distanciamento da educação integral, na perspectiva intercultural e decolonial, como constituinte prioritária do processo de formação no RN, sobretudo, no seu potencial inclusivo e radicalmente em favor dos povos racializados.

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Biografía del autor/a

Ana Maria Pereira Aires, Universidade Federal do Semi-Árido

Professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem – EDUCLIN.

Maria de Fátima Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Líder do Grupo de Pesquisa e Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais – LENTE.

Nazineide Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora aposentada e colaboradora voluntária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Comitê Territorial de Educação Integral do RN.

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Publicado

2022-02-10

Cómo citar

Aires, A. M. P., Garcia, M. de F., & Brito, N. (2022). Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniais. Retratos Da Escola, 15(33), 845–864. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1344