Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’
potencialidades interculturais e decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1344Keywords:
Educação Integral, Documento Curricular, Currículo Intercultural, DecolonialidadeAbstract
Este texto se propõe a refletir sobre as potencialidades da educação integral no Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental – DCRN-EF a partir de um olhar intercultural e decolonial. Os fundamentos teóricos que embasam as reflexões se pautaram na emergência da ciência complexa e plural, reveladora dos elos e das interdependências históricas. O olhar analítico/reflexivo apresentou as contradições do documento curricular em seus subitens introdutórios e os confrontou com a proposição de educação integral como premissa dos direitos humanos, cuja ideia central passa pela democracia formativa. Uma educação integral para todos e todas, orientada para o diálogo permanente entre os saberes formais, os saberes não formais e até os saberes informais que circulam nos diversos e diferentes territórios, assegura o direito de aprender para a vivência e a convivência social inclusiva. Os resultados não são, contudo, potenciais. O DCRN-EF apresenta um distanciamento da educação integral, na perspectiva intercultural e decolonial, como constituinte prioritária do processo de formação no RN, sobretudo, no seu potencial inclusivo e radicalmente em favor dos povos racializados.
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