A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia

Authors

  • Ivone Garcia Barbosa UFG
  • Telma Aparecida Teles Martins Silveira IFG
  • Marcos Antônio Soares UFG

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.979

Keywords:

BNCC. Educação infantil. Políticas públicas educacionais.

Abstract

O presente artigo analisa a constituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto político, social e econômico brasileiro e seus impactos no campo da Educação Infantil. Utilizando da dialética materialista como referência, por meio de análise documental, busca-se demarcar os princípios orientadores da BNCC, a qual se articula com uma concepção pragmática de educação vinculada ao modelo neoliberal. Enfatizam-se suas contradições e implicações para a Educação Infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ivone Garcia Barbosa, UFG

Doutora em Educação (USP). Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos na Faculdade de Educação (NEPIEC/FE/UFG). 

Telma Aparecida Teles Martins Silveira, IFG

Doutora em Educação (UFG). Professora do Instituto Federal de Goiás (IFG) Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos na Faculdade de Educação (NEPIEC/FE/UFG).

Marcos Antônio Soares, UFG

Doutor em Educação (UFG). Professor Associado da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Goiânia/GO – Brasil. Sub-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos na Faculdade de Educação (NEPIEC/FE/UFG)..

Published

2019-08-05

How to Cite

Barbosa, I. G., Martins Silveira, T. A. T., & Soares, M. A. (2019). A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Retratos Da Escola, 13(25), 77–90. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.979

Issue

Section

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias