A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia

Auteurs-es

  • Ivone Garcia Barbosa UFG
  • Telma Aparecida Teles Martins Silveira IFG
  • Marcos Antônio Soares UFG

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.979

Mots-clés :

BNCC. Educação infantil. Políticas públicas educacionais.

Résumé

O presente artigo analisa a constituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto político, social e econômico brasileiro e seus impactos no campo da Educação Infantil. Utilizando da dialética materialista como referência, por meio de análise documental, busca-se demarcar os princípios orientadores da BNCC, a qual se articula com uma concepção pragmática de educação vinculada ao modelo neoliberal. Enfatizam-se suas contradições e implicações para a Educação Infantil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ivone Garcia Barbosa, UFG

Doutora em Educação (USP). Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos na Faculdade de Educação (NEPIEC/FE/UFG). 

Telma Aparecida Teles Martins Silveira, IFG

Doutora em Educação (UFG). Professora do Instituto Federal de Goiás (IFG) Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos na Faculdade de Educação (NEPIEC/FE/UFG).

Marcos Antônio Soares, UFG

Doutor em Educação (UFG). Professor Associado da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Goiânia/GO – Brasil. Sub-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos na Faculdade de Educação (NEPIEC/FE/UFG)..

Téléchargements

Publié-e

2019-08-05

Comment citer

Barbosa, I. G., Martins Silveira, T. A. T., & Soares, M. A. (2019). A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Retratos Da Escola, 13(25), 77–90. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.979

Numéro

Rubrique

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias