Entrevista - A ruptura com o dualismo estrutural
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v5i8.44Abstract
Os últimos oito anos, políticas, programas e ações vêm sendo direcionados à melhoria do ensino médio e da educação profissional, pela superação do seu dualismo estrutural. O objetivo era melhorar a qualidade, otimizar o acesso e a permanência, por meio de educação integrada.
Com a aprovação da Emenda Constitucional nº 59, de 2009, surgiram novos desafios, incluindo a universalização do ensino obrigatório de 4 a 17 anos, até 2016. Os baixos índices da matrícula bruta (82,6%) e líquida (48%) no ensino médio, segundo o censo de 2008, revelaram a necessidade de políticas orgânicas, com a democratização do acesso e a permanência com qualidade nesta etapa da educação básica para todos.
Situar esses avanços legais e discutir a obrigatoriedade e a universalização do ensino médio e sua integração à educação profissional é o foco desta entrevista, com Benno Sander, Eliezer Pacheco e Gaudêncio Frigotto, realizada pelo editor de Retratos da Escola, Luiz Fernandes Dourado.