Entrevista - A ruptura com o dualismo estrutural

Autores/as

  • Benno Sander CNTE
  • Eliezer Pacheco CNTE
  • Gaudencio Frigotto CNTE

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v5i8.44

Resumen

Os últimos oito anos, políticas, programas e ações vêm sendo direcionados à melhoria do ensino médio e da educação profissional, pela superação do seu dualismo estrutural. O objetivo era melhorar a qualidade, oti­mizar o acesso e a permanência, por meio de educação integrada.

Com a aprovação da Emenda Constitucional nº 59, de 2009, surgiram novos de­safios, incluindo a universalização do ensino obrigatório de 4 a 17 anos, até 2016. Os baixos índices da matrícula bruta (82,6%) e líquida (48%) no ensino médio, segundo o censo de 2008, revelaram a necessidade de políticas orgânicas, com a democratização do acesso e a permanência com qualidade nesta etapa da educação básica para todos.

Situar esses avanços legais e discutir a obrigatoriedade e a universalização do ensino médio e sua integração à educação profissional é o foco desta entrevista, com Benno Sander, Eliezer Pacheco e Gaudêncio Frigotto, realizada pelo editor de Re­tratos da Escola, Luiz Fernandes Dourado.

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Publicado

2012-05-04

Cómo citar

Sander, B., Pacheco, E., & Frigotto, G. (2012). Entrevista - A ruptura com o dualismo estrutural. Retratos Da Escola, 5(8), 11–24. https://doi.org/10.22420/rde.v5i8.44