Políticas de formação de professores: construindo resistências

Autores

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.857

Palavras-chave:

Formação de Professores. Políticas educacionais. Epistemologia da práxis.

Resumo

O texto analisa as políticas campo da formação, propostas no atual Governo Federal (2016-2018), com foco no programa de Residência Pedagógica. O programa se orienta pelo pragmatismo na concepção de formação de professores. Aponta-se para alguns elementos de crítica aos programa, indicando elementos de resistência para uma política de formação e profissionalização dos trabalhadores da educação, na epistemologia da práxis, nos termos defendidos pela área de Educação e pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope).

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Biografia do Autor

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília

Professora Associada da Universidade de Brasília – Faculdade de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2018-11-13

Como Citar

Cordeiro da Silva, K. A. C. P. (2018). Políticas de formação de professores: construindo resistências. Retratos Da Escola, 12(23), 307–321. https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.857

Edição

Seção

(Des)democratização da Educação Brasileira