Educação Infantil do Campo

diálogos sobre o espaço, o ambiente e a arquitetura escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1889

Palavras-chave:

Educação Infantil do Campo, Território, Crianças, Infâncias ribeirinhas, Arquitetura escolar.

Resumo

O artigo reflete sobre como a arquitetura escolar pode potencializar práticas cotidianas, organização e uso dos espaços e ambientes de uma instituição de educação infantil do campo, numa comunidade ribeirinha de Belém-PA. O diálogo entre Educação Infantil do Campo e arquitetura é multirreferencial, com estudos de pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que reconhecem a arquitetura como elemento do currículo potencializador das experiências das crianças em contextos plurais. Foi uma pesquisa de campo exploratória, realizada entre 2017 e 2021, autorizada pela Secretaria Municipal de Educação de Belém e pelos/as participantes. Os dados foram coletados em diário de campo e registros fotográficos. Conclui-se que o desenho arquitetônico e a organização das instituições de Educação Infantil do Campo são vivenciados pelos/as diferentes sujeitos/as da comunidade educativa, afetando a construção da identidade da criança e a oferta com qualidade das experiências ali vividas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação. Professora na Universidade do Estado do Pará.

Marlene Oliveira dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora na Faculdade de Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa Pós-graduação em Currículo e Linguagens e Inovações Pedagógicas da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias.

Simone Santos de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vice-líder do Núcleo de Estudo em Educação das Infâncias e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil. Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Fernandes, A. P. C. dos S., Oliveira dos Santos, M., & Santos de Albuquerque, S. (2023). Educação Infantil do Campo: diálogos sobre o espaço, o ambiente e a arquitetura escolar. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1889