Educação democrática e equidade de gênero

disputas na cultura escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1879

Palavras-chave:

Educação Democrática, Ensino de História, Equidade de Gênero, Cultura Escolar, Democracia

Resumo

O artigo explora o conceito de educação democrática a partir da tradição de escritos sobre democracia, cultura escolar e movimentos das culturas juvenis. O recorte temporal no período pós Constituição Federal de 1988 enfatiza os enfrentamentos dos anos 2000 no Brasil, envolvendo ataques à liberdade de ensinar, como ‘escola sem partido’ e denúncia de uma ‘ideologia de gênero’. Estabelece diálogos entre a educação democrática e a equidade de gênero na cultura escolar, investigando situações do ensino de História, campo de atuação dos autores. A preocupação com uma educação democrática é valorizada como estratégia em movimento dentro das escolas, fruto de embates entre marcadores sociais de diferença e preocupações das culturas juvenis, envolvendo disputas políticas, éticas, estéticas e cognitivas. Trata-se de um frutífero campo para pensar a formação dos/das estudantes.

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Biografia do Autor

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fernando Penna, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação. Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

Seffner, F., & Penna, F. (2024). Educação democrática e equidade de gênero: disputas na cultura escolar. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1879

Edição

Seção

Seção Temática