Ecce Femina pela cosmopolítica das linhas

tecendo bordados com mulheres e bruxas e grãos e animais nas redes educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1875

Palavras-chave:

Mulheres, Cosmopolítica das linhas, Redes educativas, Bordados

Resumo

Mobilizamo-nos em um mundo que se encontra sempre em devir. Levar isso a sério é acolher a proposição de que vivemos no constante movimento das linhas e pontilhados, que formam – e também movem, agitam e alvoroçam – pistas e superfícies. O objetivo do presente texto, um ensaio a três mãos, é compreender como podemos conceber a educação por meio da cosmopolítica das linhas. Escolhemos o exemplo de alguns agregados criados pelos movimentos de mulheres, bruxas, animais e grãos, enlaçados de diversos modos nas redes educativas. A metodologia utilizada se inscreve na educação da atenção (INGOLD, 2020; MASSCHELEIN, 2008), que se relaciona com as pesquisas dos cotidianos (ALVES, ANDRADE & CALDAS, 2019), porque nos coloca diante de outros modos de acessar e experimentar os espaçostempos das pesquisas. Assim, seguir as linhas facilita compreender e experimentar as potências dos variados encontros nas intensidades das diversas linhas emaranhadas que nos ‘formam’ e que ajudamos a transformar.

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Biografia do Autor

Noale Toja, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora na Faculdade de Formação de Professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons. Bolsa Pós-doutorado FAPERJ Nota 10. Coordenação de projetos compostos por artes e tecnologias.

Claudia Regina Pinheiro Ribeiro Chagas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estácio de Sá. Coordenadora de monografia, na Educação a Distância, do consórcio CECIERJ/Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons.

Leonardo Rangel, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação. Professor de Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e do Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Toja, N., Regina Pinheiro Ribeiro Chagas, C., & Rangel, L. (2023). Ecce Femina pela cosmopolítica das linhas: tecendo bordados com mulheres e bruxas e grãos e animais nas redes educativas. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1875

Edição

Seção

Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas