O direito a olhar a partir da ousadia das crianças

compartilhando uma experiência de “fazersentirpensar”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1860

Palavras-chave:

Educação menor., Educação do olhar., Experiências estéticas., Pedagogia dos Múltiplos Letramentos.

Resumo

Este texto se inicia com algumas de nossas concepções sobre educação escolarizada; em seguida, apresentamos os fundamentos teóricos que sustentaram as ações desenvolvidas em nosso projeto numa escola pública de ensino fundamental do primeiro segmento; por fim, apresentamos um relato não linear dos acontecimentos, tal como experenciados ao longo do projeto. Nossas orientações teórico-metodológicas se apoiam nos princípios da Cartografia e seu compromisso com as subjetividades na produção de conhecimentos em Ciências Humanas e Sociais, assumindo a impossibilidade de respostas/verdades e a necessidade de problematizações sobre os fenômenos estudados. Buscamos acompanhar os processos a partir da pesquisa-intervenção, engendrando pesquisadores/as e pesquisados/as em uma relação dialógica com novos sentidos e ações. Nossa intenção é compartilhar uma experiência singular que possa ser formativa para outros/as professores/as, no sentido de ‘dar a pensar’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, do Pgrama de Pós-Graduação de Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão e do Programa de Pós-graduação de Doutorado em Educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisa – APQI.

Leiliane Domingues da Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora substituta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense.

Tatiana Gonçalves Chaves, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Ciências Econômicas e graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

BRECHT, Bertolt. "O Teatro Experimental". In: Teatro Dialético: Ensaios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 22 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

CITTON, Yves. Da economia à ecologia da atenção. Ayvu - Revista de Psicologia, v. 5, n. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27498

DELEUZE, Gilles & PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 2022.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2017.

DELEUZE, Gilles & GUATARRI, Félix. O que é uma educação menor? In: DELEUZE, Gilles & GUATARRI, Félix. Kafka: para uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. p. 33-54.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. A pesquisa em educação no/do/com o cotidiano das escolas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; PEREZ, Carmem Lúcia Vidal & OLIVEIRA, Inês Barbosa (Orgs.). Aprendizagens cotidianas com a pesquisa: novas reflexões em pesquisa nos/dos/com os cotidianos. Petrópolis: DP et Alii, 2008. p. 23-34.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

GALLO, Sílvio. Cuidar de si e cuidar do outro: implicações éticas para a educação dos últimos escritos de Foucault. In: GONDRA, José & KOHAN, Walter (Orgs.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 177-189.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma Educação Menor. Educação & Realidade. v. 27, n. 2, jul./dez., 2002.

KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade; v. 16, n.3, p. 7-16, set/dez.2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/psoc/a/Zs7wtDMRTYJX338HyT5YqyJ/?lang=pt>. Acesso em: 15 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822004000300002

KOHAN, Walter Omar. Em defesa de uma defesa: elogio de uma vida feita escola. In.LARROSA, Jorge. Elogio da escola (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 65-85. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648631

KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância; Ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LARROSA, Jorge. Experiência, escola e educação. Revista Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2445

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. ETD Educação Temática Digital. v. 18, n. 4, p. 745-768, 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646472

MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

OTERO, Eugenio Manuel. Las Misiones Pedagógicas: 1931-1936. Madrid: Residencia de Estudiantes, 2006.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: Estética e Política. São Paulo. Editora 34, 2009.

SARAMAGO, José. A maior flor do mundo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2001.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

de Mello e Silva, D., Domingues da Silva, L., & Gonçalves Chaves, T. (2023). O direito a olhar a partir da ousadia das crianças: compartilhando uma experiência de “fazersentirpensar”. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1860

Edição

Seção

Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas