Poesia de Cordel, a formação de leitores/as e o combate às fake news
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1843Palavras-chave:
Pós-verdade, Proeja, Leitura contemplativa, Cordel, Notícias falsasResumo
A divulgação de notícias falsas é um problema crescente. Apesar do uso frequente de ferramentas tecnológicas, percebe-se a falta de compreensão sobre produção e veiculação das fake news. Cabe à escola inovar em estratégias de ensino que contemplem o conhecimento da totalidade desse contexto, sobretudo no Proeja, cujo público possui peculiaridades que exigem a adaptação de abordagens didáticas. O objetivo desta pesquisa foi analisar a proposta pedagógica de produção de uma videoaula sobre a Literatura de Cordel para debater fake news. Utilizaram-se dados obtidos em questionários aplicados a professores/as e estudantes, além de um vídeo abordando o tema através da Literatura de Cordel. Os resultados apontam que a identificação de fake news é ensinada de forma descontextualizada, e que a proposta aqui colocada obteve grande receptividade. Ressalta-se a importância de estratégias de fomento à leitura contemplativa,pela adaptação de textos para linguagem poética numa concepção integradora de Educação.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Procura da poesia. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. São Paulo: Record, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Sociologia. Organizado por Renato Ortiz. Coleção Grandes cientistas sociais. São Paulo: Ática, 1983.
CANDIDO, Antonio. O direito da literatura. In. CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3 ed. ver. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COSTA, José Manoel Morán. Leituras dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast, 1993.
DELMAZO, Caroline & VALENTE, Jonas.C.L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques.Media& Jornalismo, Lisboa, v. 18,n. 32,p. 155-169, 2018. Disponível em: <https://scielo.pt/pdf/mj/v18n32/v18n32a12.pdf>. Acesso em:7jul.2023. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462_32_11
GURGEL, Wildoberto Batista. A triangulação em debate: considerações sobre o modelo Minayano de avaliação por triangulação de método. Ciências Humanas em Revista, São Luís, v.5, n.1, jul. 2007.
HAURÉLIO, Marco. Breve História da Literatura de Cordel. Coleção Saber de Tudo. São Paulo: Claridade, 2010.
KUENZER, Acácia Zeneida. As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações, 2003. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2141/1793>. Acesso em: 07 de jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.299
MONTENEGRO, Maria do Socorro Monteiro. Manoel Monteiro: (re)inventando o cotidiano nas diferentes facetas do cordel. Curitiba: Appris, 2018.
NIELSEN, Jakob. Website Reading: It (Sometimes) Does Happen. Nielsen Norman Group, 2013. Disponívelem:<https://www.nngroup.com/articles/website-reading>. Acesso em: 7 jul. 2023.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir a adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SAVIANI, Demerval. O Choque Teórico da Politecnia. Trab. educ. saúde[online]. 2003, vol.1, n.1, pp.131-152. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tes/v1n1/10.pdf>. Acesso em: 7 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010
SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu:uma leitura contemporânea. São Paulo, Revista Brasileira de Educação. 2002. p .60-70. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/mSxXfdBBqqhYyw4mmn5m8pw/#>. Acesso em: 07 de jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000200005
SOARES, Magda. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935>. Acesso em: 07 de jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008
ZANARDINI, Isaura Monica Souza; LIMA, Filho Domingos Leite & RIBEIRO, Mônica Da Silva. (Org.) Produção de Conhecimento no Proeja: Cinco anos de Pesquisa. Curitiba: UFTPR, 2012.