Poesia de Cordel, a formação de leitores/as e o combate às fake news

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1843

Parole chiave:

Pós-verdade, Proeja, Leitura contemplativa, Cordel, Notícias falsas

Abstract

A divulgação de notícias falsas é um problema crescente. Apesar do uso frequente de ferramentas tecnológicas, percebe-se a falta de compreensão sobre produção e veiculação das fake news. Cabe à escola inovar em estratégias de ensino que contemplem o conhecimento da totalidade desse contexto, sobretudo no Proeja, cujo público possui peculiaridades que exigem a adaptação de abordagens didáticas. O objetivo desta pesquisa foi analisar a proposta pedagógica de produção de uma videoaula sobre a Literatura de Cordel para debater fake news. Utilizaram-se dados obtidos em questionários aplicados a professores/as e estudantes, além de um vídeo abordando o tema através da Literatura de Cordel. Os resultados apontam que a identificação de fake news é ensinada de forma descontextualizada, e que a proposta aqui colocada obteve grande receptividade. Ressalta-se a importância de estratégias de fomento à leitura contemplativa,pela adaptação de textos para linguagem poética numa concepção integradora de Educação.

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Biografie autore

Eduardo André Mossin, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Engenharia Elétrica. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de São Paulo.

Giselle Alves Martins, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Ciências. Professora visitante no Instituto Federal de São Paulo.

Tiago Ferreira Fernandes, Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Mestre em Ensino de Educação Profissional e Tecnológica. Professor na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e Coordenador pedagógico efetivo na Rede Municipal de Ensino de Pradópolis.

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Pubblicato

2023-12-27

Come citare

Mossin, E. A., Alves Martins, G., & Ferreira Fernandes, T. (2023). Poesia de Cordel, a formação de leitores/as e o combate às fake news. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1843