Significados culturais da capulana
possibilidades para o ensino de História Afro-Brasileira e Africana
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1825Palavras-chave:
Educação Básica., Identidade., Lei 10.639/2003.Resumo
Neste artigo investigamos o significado do tecido capulana na cultura moçambicana, sua origem, seus usos e a produção de sentidos culturais e artísticos. Esse tecido chegou na África nos séculos IX e X, por meio de trocas comerciais entre os povos. A partir da questão De que forma esse artefato contribui para a construção da identidade na cultura africana? objetiva-se contribuir para efetivação da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Básica, pois entendemos que essa arte pode ser usada como uma ferramenta pedagógica e cultural. Realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental ancorada nos Estudos Culturais. Nos resultados e discussões evidenciamos que o tecido capulana tem diversas funcionalidades, pois faz parte do cotidiano de uma população africana e pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres, enquanto a produção de significados inseridos nesses tecidos depende do olhar do/da espectador/a.
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