Formação e valorização de funcionários/as da educação básica pública

como enfrentar desafios já conhecidos, porém não superados?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1780

Palavras-chave:

Educação., Políticas Educacionais., Formação docente.

Resumo

Este artigo trata da formação e da valorização de funcionários/as da educação básica pública sob o olhar das políticas educacionais, problematizando a questão: como enfrentar desafios já conhecidos, porém não superados? Buscou-se discutir sobre a formação e a valorização docente, a partir da análise das metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Nacional de Educação – PNE, em três seções temáticas que abordam as políticas educacionais a partir de 1990 e os desafios da formação e da valorização docente; as metas do PNE (2014-2024); e o enfrentamento de desafios não superados. O artigo sinaliza três situações que podem e merecem ser observadas pelos/as profissionais da educação e a sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Claudecir dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Filosofia. Professor no Curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e no Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Filosofia e Sociedade.

Jéssica Luana Casagrande, Prefeitura Municipal de Quilombo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Rede Municipal de Quilombo – SC.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

dos Santos, C., & Casagrande, J. L. (2023). Formação e valorização de funcionários/as da educação básica pública: como enfrentar desafios já conhecidos, porém não superados?. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1780