Prática pedagógica

espaço da afetividade no desenvolvimento profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.1700

Palavras-chave:

Atividade docente, Psicologia Sócio-histórica, Núcleos de significação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir as mediações da afetividade que constituem a prática pedagógica de professoras de ciências dos anos finais do ensino fundamental numa escola da rede pública de uma cidade no Ceará. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Sócio-histórica, fazendo uso de categorias de análise como historicidade, atividade, sentidos, significados e afetividade. Duas professoras foram selecionadas para participar da pesquisa, com base em critérios relacionados a disciplina e etapa de ensino em que atuam. Adotou-se a técnica de entrevista reflexiva, por possibilitar maior aproximação de zonas de sentidos das sujeitas participantes da pesquisa e a apropriação de seus afetos em suas práticas pedagógicas. Foi utilizado o procedimento dos núcleos de significação, considerando a realidade e os movimentos dialéticos que afetam os/as sujeitos/as.

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Biografia do Autor

Zenaide Santiago, Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte

Professora da rede pública - Técnica da Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte. Mestre em Educação.

Júlio Ribeiro Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Referências

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

Santiago, Z., & Soares, J. R. (2024). Prática pedagógica: espaço da afetividade no desenvolvimento profissional. Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.1700