Participação feminina no Congresso Pedagógico do Pará (1900-1901)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1634

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo discute a atuação da mulher na educação paraense no período de 1900 a 1901, com foco em sua participação no Congresso Pedagógico do Pará. Nosso objetivo geral é investigar a participação feminina no meio educacional paraense a partir da análise das atas do Congresso Pedagógico, em pesquisa documental que permite perceber como essa presença e a atuação no evento levantaram
debates a respeito de educação feminina, escolha dos livros didáticos e entrega de prêmios nas escolas, além de possibilitarem contato com suas ideias para o ensino paraense. Concluímos que se faz necessário o aprofundamento nos estudos voltados à história das mulheres com o intuito de desvelar seus feitos, que por muito tempo se mantiveram silenciados e esquecidos pela sociedade.

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Biografia do Autor

Ana Paula Cunha de Sousa, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará.

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação. Professor no Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia da Universidade Federal do Pará.

Monika de Azevedo Reschke, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia da Universidade
Federal do Pará.

Vívian da Silva Lobato, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Cunha de Sousa, A. P., Damasceno, A., Reschke, M. de A., & Lobato, V. da S. (2023). Participação feminina no Congresso Pedagógico do Pará (1900-1901). Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1634