Educação básica paraense

expropriação do tempo e desvalorização do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1633

Palavras-chave:

Jornada de trabalho docente, Tempo, Intensificação do trabalho

Resumo

O artigo analisa a jornada de trabalho docente na rede estadual de ensino básico do Pará, desde os anos 1980, chamando a atenção para a ampliação do tempo de trabalho como fator de aumento da remuneração. Parte-se de uma discussão teórica sobre o tempo na reprodução do trabalho e do capital, com base no materialismo histórico, para explicar as contradições e mediações existentes entre tempo, trabalho e crescimento da jornada. É analisado também o papel do Estado na definição da jornada e dos salários, assim como seus efeitos na vida do/a professor/a. O texto foi construído a partir do levantamento de dados documentais, e os primeiros resultados obtidos revelaram um acentuado aumento da jornada de trabalho docente.

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Biografia do Autor

Abelcio Nazareno Santos Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará e professor da Rede Estadual do Pará.

Vera Lucia Jacob Chaves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação e professora do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Coordenadora da Rede de Pesquisadores/as Universitas-Brasil.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Nazareno Santos Ribeiro, A., & Jacob Chaves, V. L. (2022). Educação básica paraense: expropriação do tempo e desvalorização do trabalho docente. Retratos Da Escola, 16(36), 991–1009. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1633